Antes da Sessão Solene da Câmara que deu início, oficialmente, à 12ª Semana de Estudo e Leitura, alunos das escolas municipais de São Paulo ocuparam o hall do Theatro Municipal declamando poesias, lendo trechos de livros para os presentes e mostrando o quão transformador é o acesso às letras.

A Semana Municipal de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura, instituída pela Lei 14.999/09, de autoria do vereador Eliseu Gabriel, faz parte do Calendário Oficial da Cidade de São Paulo. A 12ª Edição, que ocorre de 10 a 14 de abril, tem com o tema Igualdade e respeito às diferenças. O evento é realizado em parceria com as secretarias municipais da Educação, da Cultura e da Pessoa com Deficiência e tem o apoio de importantes entidades do setor da educação, entre elas o SINESP.

A cerimônia que marcou o início da 12ª Semana de Estudo e Leitura reuniu autoridades, escritores, professores e estudantes da RME e foi marcada por apresentações de artistas, de docentes e alunos das escolas municipais da capital paulista que mostraram a potência da diversidade na construção da cidadania.  

Autoridades discursam pedindo tolerância e fim dos discursos de ódio

Nos discursos, as autoridades municipais destacaram o papel da leitura e do estudo na construção da cidadania, lembraram que os estudantes da RME são os grandes protagonistas dessa semana festiva e ressaltaram que a leitura é um ato de amor. Todos enfatizaram a importância do tema escolhido para este ano e evidenciaram o quão importantes estudo e leitura são para a sociedade, porque por meio deles é possível mudar as pessoas.

Autor da lei que instituiu a Semana de Estudo e Leitura, o vereador Eliseu Gabriel discursou aos estudantes e pediu cuidado com o uso das redes sociais. O político orientou os alunos da RME a se afastarem de grupos de ódio e, complementando os discursos anteriores, reforçou que é uma necessidade urgente a convivência pacífica com as diferenças.

A diversidade de que é formada a RME pôde ser vista nas apresentações, com manifestações culturais que abriram espaço para que, em um mesmo espaço, brilhassem pessoas com diferenças físicas, étnicas, religiosas em uma grande celebração.   

SemanaLeitura2023 17

Estudo e leitura: hábitos que transformam a sociedade

O objetivo da Semana de Leitura é despertar, desenvolver e estimular a prática do estudo e da leitura em crianças, jovens e adultos por meio de diversas atividades. Para este ano, estão programadas dezenas delas, que envolvem contação de história, sarau, teatro, roda de leitura, musical, biblioteca itinerante, palestra, bate-papo, visita guiada e muito mais. Elas acontecem em bibliotecas, escolas, parques, praças e até mesmo em shopping center. Qualquer lugar é um cantinho para a leitura. A programação remota, que está bastante rica e diversa, acontece pelas redes digitais oficiais Estudo e Leitura.

A Semana de Estudo e Leitura é um projeto inclusivo e oferece aos munícipes —crianças, adolescentes e adultos — oportunidades e experiências culturais que, muitas vezes, são subtraídas em razão das dificuldades econômicas e sociais.

Diante dessa perspectiva, a Dirigente Sindical Alcina Carvalho Hatzlhoffer, representante do SINESP no evento, destacou a importância da Semana de Estudo e Leitura na construção de soluções para os problemas sociais enfrentados no país: “É muito importante essa iniciativa, pois potencializa a democratização do acesso à leitura e ao estudo, que são imprescindíveis para a construção do conhecimento e para a diminuição da desigualdade social que foi construída historicamente. Quando ações culturais trazem em seu bojo o pluralismo, a diversidade e o respeito por meio da disseminação da cultura em suas diversas formas — como contação de histórias, teatro, saraus, entrevistas, exposições, entre outros —  proporcionam um olhar mais sensível e mais consciente sobre a cidade que almejamos e lutamos para construir”.

SemanaLeitura2023 10

Atividades gratuitas e abertas ao público ocorrem em diversos cantos da cidade

BiblioSesc: O projeto de biblioteca volante do Sesc ocorre novamente neste ano, com atividades no Jardim Ângela, em Itaquera e na Pedreira.

Sarau Poesia na Faixa: Com megafones em punho, integrantes do coletivo Poetas do Tietê declamarão e distribuirão poemas a motoristas e pedestres no Viaduto do Chá e em frente ao Tietê Plaza Shopping, no Jardim Íris.

Contação de Histórias: A Cia Sansakroma leva à Brasilândia o espetáculo Baião de Histórias, em que clássicos da literatura infantil se fundem a histórias musicadas criadas pelos professores de arte, músicos e contadores de histórias Julio e Débora D´Zambê.

Bate-papo: O Facebook e o YouTube serão os palcos de um debate sobre o lançamento do e-book Cinema e Jornalismo: Luzes sobre São Paulo: “A obra é resultado do curso homônimo promovido pelo Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais (IPFD) em parceria com a OBORÉ. Voltada a estudantes de graduação em Comunicação Social – Jornalismo, Multimeios, Audiovisual e Cinema, a atividade promoveu a audição de filmes que jogam luz sobre a complexidade da maior cidade do hemisfério sul do planeta”.

Essas são apenas algumas das atrações programadas para a Semana de Estudo e Leitura. Quer saber o que vai acontecer perto de onde você mora? Confira Aqui! 

0
0
0
s2sdefault