No dia 7 de junho, às 14h, o SINESP participará e receberá o público do lançamento do Manual de Cristianismo e LGBTI+ no auditório do CFCL-SINESP, evento que faz parte da programação da V Jornada LGBTI+, que ocorre de 5 a 11 de junho com diversas atividades na cidade, entre elas a 27ª Parada do Orgulho LGBTI+ de São Paulo, que fecha a jornada no dia 11/6 com o tema “Políticas Sociais para LGBTI+: queremos por inteiro e não pela metade”

O evento no CFCL contará com a participação de Toni Reis, Diretor-Presidente da Aliança Nacional LGBTI+, e terá como debatedores a Pastora Jacque Chanel e o Reverendo CristianoValério, além do Padre Júlio Lancellotti, que ainda não confirmou sua participação.

Também serão projetados vídeos com a pastora Ana Ester e o pastor André Sidnei Musskopf, coautores do Manual, e Bob Botelho, pastor evangélico, Executivo Geral dos Evangélicxs pela Diversidade.

Getúlio Márcio Soares, Supervisor Escolar, Dirigente do SINESP e militante LGBTI+ destaca as lutas aprovadas no Congresso do SINESP contra todos os tipos de discriminação, entre elas a religiosa, de gênero e sexualidade, e a importância do SINESP sediar esse evento da Jornada e participar de toda a programação.

Para ele, “as lutas democráticas e a defesa dos direitos das minorias sociais estão no centro das atenções no país, e precisam do envolvimento de todos os setores organizados e mobilizadores da sociedade, como os Sindicatos, sobretudo aqueles que representam profissionais da Educação, como o SINESP”.

“Se queremos um país e uma escola melhores, como mais tolerância, aceitação e respeito às diversidades, com mais solidariedade e convivência e menos violência, precisamos nos envolver e atuar na educação e na sociedade”, completa Getúlio.

Os interessados em participar do lançamento do Manual de Cristianismo e LGBTI+ no CFCL-SINESP precisam se inscrever por AQUI.

 

Confira toda a programação da V JORNADA LGBTI+ | SÃO PAULO - SP | 05 A 11 DE JUNHO

✅ Inscrição: https://forms.gle/CdesqpP8sLVnzMRe9

 

►06 a 10 de junho | Sala São Paulo (Praça Júlio Prestes, 16 - Campos Elíseos, São Paulo)

Encontro Nacional de Gestoras e Gestores LGBT

Realização FONGES LGBT | Informações: (19) 991862513 Val

►06 de junho | 16h30 | Instituto Unibanco (Av. Paulista, 2073, 7º andar, Horsa II, Conjunto Nacional)

Pré lançamento “Conversas que Inspiram” | It Gets Better Brasil

Obs. Evento restrito

►07 de junho | 9h | Casa Neon Cunha (R. Luiz Ferreira da Silva, 183 - Anchieta, São Bernardo do Campo - SP)

Visita à Casa Neon Cunha  -  Obs. Evento restrito

►07 de junho | 14h | CFCL - Centro de Formação, Cultura e Lazer do SINESP, (Praça Dom José Gaspar, 30, 3º andar, Centro)

Lançamento do Manual de Cristianismo e LGBTQI+

⚠️ Necessário inscrição, sujeito à lotação (80 pessoas)

►07 de junho | 17h30 | Instituto Unibanco (Av. Paulista, 2073, 7º andar, Horsa II, Conjunto Nacional)

Lançamento do Manual de Educação e LGBTI+

⚠️ Necessário inscrição com RG e CPF, sujeito a lotação (100 pessoas)

►08 e 09 de junho | 08 às 12 - 14 às 16h | 10 de junho | 08 às 12h

2º Seminário sobre Saúde e Direitos Humanos de Homens Gays

Realização Rede Gay do Brasil | Informações: (16) 981759410

►08 de junho | 16h | Itaú Cinema

Reunião Ampliada da Aliança Nacional LGBTI+

⚠️ Necessário inscrição, sujeito à lotação (100 pessoas)

►08 de junho | 17h30 | Itaú Cinema (R. Augusta, 1475 - Consolação)

Lançamento “Conversas que Inspiram” It Gets Better Brasil

⚠️ Necessário inscrição com RG e CPF, sujeito à lotação (200 pessoas)

►08 de junho | 10 às 22h | Memorial da América Latina

Feira Cultural da Diversidade LGBT+

Informações: https://paradasp.org.br/

►09 de junho | 11 às 21h | Largo do Arouche

6ª Marcha do Orgulho Trans de São Paulo

Informações: https://ssexbbox.com/conferencia/

►10 de junho | 14h

Caminhada de Lésbicas e Bissexuais de São Paulo

Informações: https://www.instagram.com/caminhadalesbi.sp/

09 e 10 de junho

Encontro Brasileiro de Organizações de Paradas LGBT+

Informações: https://paradasp.org.br/ 

11 de junho | 10h | Avenida Paulista

27ª PARADA DO ORGULHO LGBTI+ DE SÃO PAULO

Políticas Sociais para LGBTI+: queremos por inteiro e não pela metade”

Informações: https://paradasp.org.br/

 

Manifesto da 27ª Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo

Queremos políticas sociais para LGBT+ por inteiro e não pela metade*

A proteção social básica, direito de todas as pessoas, não abarca todas as famílias LGBT+ e as vítimas da LGBTfobia. A invisibilidade da população LGBT+, ou parte considerável desta, é fato concreto dentro das políticas públicas e assistência social do país. Muito falamos do SUS, o Sistema Único de Saúde, que é exemplo para o mundo, apesar de algumas falhas. Mas pouco, ou quase nada, é falado do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Presente em todo o Brasil, o SUAS deveria garantir a proteção social aos cidadãos, prestando apoio a indivíduos, famílias e à comunidade no enfrentamento de suas dificuldades por meio de serviços, benefícios, programas e projetos. No entanto, mostra-se fragilizado quando se trata do público LGBT+. 

A maior parte dos seus planos, programas, projetos, serviços e benefícios são disfarçadamente direcionados às famílias e indivíduos cisgêneros e heterossexuais. Essas distorções ficam evidenciadas quando procuramos fazer parte desses programas, que possuem requisitos quase sempre inalcançáveis pelas genealogias LGBT+. Não existe um olhar específico para essa comunidade, que sobrevive em um país que viola suas vidas.

No programa federal de moradia popular Minha Casa, Minha Vida, por exemplo, não há qualquer diretriz que garanta, nos residenciais com construção em andamento no Brasil, uma cota específica de moradias para pessoas LGBT+ de baixa renda, conforme ressalta a prefeitura de Belém, no Pará, que promoveu, neste ano, um mutirão para cadastrar essa população no programa.  

Segundo dados da Pesquisa do Orgulho, conduzida pelo Datafolha, em parceria com Havaianas e a organização internacional All Out, pelo menos 37% da população LGBT+ tem dificuldade de acesso à educação, enquanto quase 40% enfrentam diariamente o preconceito em serviços de saúde.

Passamos os últimos quatro anos em uma gestão desastrosa do desgoverno de extrema direita de Jair Bolsonaro. Assistimos atônitos aos ataques à democracia, tentativas de golpe, volta da fome, Amazônia devastada e abandono do povo brasileiro. Entre tantas intemperanças ao estado de direito, vimos também a retirada da população LGBT+ das Políticas de Direitos Humanos. 

O novo governo federal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem forte preocupação social e traz a oportunidade de debater a assistência social para a comunidade LGBT+. O momento é agora! Políticas públicas serão debatidas, definidas e executadas. 

Chegou a hora de a Parada ser um instrumento para evidenciar os diversos dilemas vividos pela população LGBT+ que se encontra em situação de rua, com a falta de moradia e empregos, pobreza e exclusão social. É necessário discutir temas evidenciados na política de assistência social que possam gerar respostas e soluções para os problemas que estamos enfrentando. 

Queremos reivindicar um modelo de gestão participativa, onde o SUAS articule esforços e recursos dos municípios, estados e união para a execução e o financiamento de políticas nacionais de assistência social LGBT+. As Paradas de Orgulho têm enorme poder de jogar luz sobre temas esquecidos ou ignorados pelo poder público. 

Por esse motivo, o tema da 27ª Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo é: “Queremos políticas sociais para LGBT+ por inteiro e não pela metade”. Nosso objetivo é tornar o SUAS mais conhecido dentro da comunidade e do ativismo LGBT+. Precisamos legitimar nossa luta e fazer com que o nosso país atenda e entenda as especificidades dessa parcela da população brasileira. É urgente enfrentar a discriminação e a exclusão, que agrava a situação dessas pessoas, além de fomentar o vício em drogas, o que as leva à viver nas ruas e passar fome.

É raro ou inexistente o foco das marchas pelo Brasil em pessoas LGBT+ de baixa renda, em insegurança alimentar ou situação de rua. A Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOLGBT-SP) quer gerar um marco histórico ao fazer com que o movimento, governos de diferentes níveis, empresas e sociedade em geral passem a dar atenção à população LGBT+ em grave situação social.

*Fonte: paradasp.org.br

0
0
0
s2sdefault