0
0
0
s2sdefault

Na foto, Dirigentes e Conselheiros do SINESP com o Deputado Reimont no dia 15/8, em seu gabinete na Câmara dos Deputados

 A Comissão de Administração e Serviço Público da Câmara aprovou, em sessão deliberativa na terça, 22 de agosto, o PLP 143/20, e seus diversos apensados, na forma do substitutivo do relator deputado Reimont, PT/RJ.

Um dos apensados é o PLP 21/23, da deputada Professora Luciene Cavalcanti, PSOL/SP, que além do descongelamento prevê a retroatividade do pagamento dos direitos suspensos pelo PLC 173/20. No caso dos servidores do magistério municipal de São Paulo, do quinquênio e da sexta-parte.

Na terça, 15 de agosto, Dirigentes e Conselheiros do SINESP representaram os Gestores Educacionais em reunião com o relator do PLP, deputado Reimont, e com a deputada Luciene e participaram em sessão da CASP – Veja AQUI.

Substitutivo é o PLP 143/20

O substitutivo leva o número do PLP 143/20, o primeiro apresentado sobre o tema. Ele determina, entre outras questões, que os entes federativos (União, Estados, DF e Municípios) que decretaram estado de calamidade pública decorrente da pandemia de Covid-19, se tiverem disponibilidade orçamentária e financeira, passam a poder conceder vantagem, aumento, reajuste ou adequação de remuneração de membros de Poder ou de órgão, servidores e empregados públicos e militares de forma retroativa e correspondente ao período entre 28 de maio de 2020 e 31 de dezembro de 2021.

Também autoriza a criação e a majoração de auxílios, vantagens, bônus, abonos, verbas de representação ou benefícios de qualquer natureza, inclusive os de cunho indenizatório, em favor de servidores públicos civis e militares de forma retroativa (pelo mesmo período já destacado).

Determina ainda que se passa a contar, de forma retroativa, o período entre 28 de maio de 2020 e 31 de dezembro de 2021 como de período aquisitivo necessário para a concessão de anuênios, triênios, quinquênios, licenças-prêmio e demais mecanismos equivalentes que aumentem a despesa com pessoal em decorrência da aquisição de determinado tempo de serviço.

Tramitação - PLP já está na CFT

Após aprovação na Comissão de Administração e Serviço Público (CASP), o PLP 143/20, e seus diversos apensados, entre eles o PLP 21/23, que prevê pagamento retroativo, foram recebidos pela Comissão de Finanças e Tributação (CFT).

Em geral, os projetos apensados tratam do congelamento dos benefícios no período da pandemia, como o quinquênio, disposto no Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus (Lei Complementar nº 173 de 2020).

Agora, o projeto e os apensados aguardam designação de relator na CFT.

A CFT é a última comissão de mérito, após ela, o projeto segue para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) para análise de constitucionalidade e, em seguida, para o Plenário.

A luta do SINESP e da categoria segue e será intensificada. Participe junto com seu Sindicato!

Acompanhe o site, as redes sociais e o canal do SINESP no WhatsApp

.redes sociais do sinesp facebook  redes sociais do sinesp facebook  redes sociais do sinesp facebook  redes sociais do sinesp facebook  redes sociais do sinesp linktree

JUNTOS SEGUIMOS MAIS FORTES!