O SINESP foi representado pelo seu Presidente Luiz Carlos Ghilardi e pelo Secretário Geral João Alberto Rodrigues de Souza em reunião do Ciclo de discussão sobre a Saúde do Trabalhador, realizada na Mesa Central de Negociações do Sinp em 29 de Junho de 2017.

MesaCentral 29 6 17 SiteLuiz Carlos Ghilardi, Presidente do SINESP, na Mesa Central de 29 de junhoProjetado para quatro encontros, este foi o primeiro do Ciclo, e teve como tema “Reconhecendo o Departamento de Saúde do Servidor- DESS”. O Secretário Adjunto de Gestão Cláudio Costa e o Diretor do Departamento de Saúde do Servidor , Dr. Cláudio Dimer Magrini, expuseram o tema em nome do governo.

Os assuntos tratados foram: estrutura, funcionamento e legislação; estudo de licenças médicas; acidentes de trabalho e readaptação funcional; desafios e planos de ação; e CIPA.

Alguns dados trazidos pelo representantes do governo mereceram destaque e geraram polêmicas.

Entre eles está a informação de que as doenças mentais passaram ao primeiro lugar como geradores de licenças médicas, apresentada sem nenhum comentário sobre a relação disso com as condições de trabalho. O governo contenta-se em ver o problema como uma tendência mundial relacionada ao ritmo de vida.

Também apontaram para o fato dos acidentes de trabalho levarem em média 50 dias para terem seus desdobramentos concretizados. Mas não admitem nenhum problema nem assumem responsabilidades. Apenas criticam erros no preenchimento da CAT.

Sobre a falta de ações preventivas nas unidades, se limitaram a “criticar” seus administradores por "falta de zelo" e as CIPAs por falta de atuação. O SINESP protestou contra a fala do Diretor do DESS por não fazer nenhum nexo disso com a falta de verbas, com o sumiço do PTRF e com a impossibilidade de usar adiantamento bancário de forma preventiva.

Após esses relatos, foram colocados os Planos e desafios do DESS: aprimorar a capacidade gestora, consolidar a política de medicina e segurança do trabalho e modernizar a gestão de saúde do servidor.

O representantes dos trabalhadores levantaram várias questões: Crecipa, prazo de centralização, dificuldade de funcionamento das CIPAS, maus tratos no atendimento, falta de canal para reivindicações de cipeiros, entre outros.

Pelo cronograma, a próxima reunião será interna entre secretarias, a terceira será setorial “Educação, “Saúde” e “Segurança Urbana” e, finalizando, haverá  Mesa Central para debates, propostas e encaminhamentos.

0
0
0
s2sdefault