05 07 2018A renúncia de César Callegari ao cargo de presidente da Comissão Bicameral da Base Nacional Comum Curricular, no Conselho Nacional de Educação (CNE), expôs divergências sobre a reforma do Ensino Médio, proposto pelo MEC. Callegari renunciou ao cargo no dia 02 de julho último, em carta na qual elencou suas críticas e os motivos da sua saída.

Veja a carta de Callegari 

O novo responsável por liderar as discussões da Base dentro do CNE é Eduardo Deschamps, indicado pelos conselheiros, e eleito com maioria dos votos. Deschamps é também presidente do Conselho Nacional de Educação, membro do conselho consultivo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e, até abril, ocupava o posto de secretário de Estado da Educação de Santa Catarina.

A mudança ocorre às vésperas da terceira audiência pública da Base do Ensino Médio, previsto para esta quinta-feira (5). O novo presidente pretende manter o calendário de audiências, propondo que qualquer alteração de datas seja decidida pelo colegiado do CNE nas próximas reuniões.

Observatório do Currículo do SINESP acompanha essa discussão

A discussão sobre reformas curriculares está presente nos debates educacionais, e o SINESP acompanha de perto todo esse processo. A aprovação da Base Nacional Curricular Comum para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, bem como a discussão da Base para o Ensino Médio exigem reflexão quanto às práticas historicamente constituídas e, sobretudo, como as Redes de Educação vão reformular seus currículos a partir do preconizado nas Bases. A RME de São Paulo está implementando nova proposta no Ensino Fundamental, e preparando a da Educação Infantil. A reforma do Ensino Médio ainda não está sendo discutida na RME.

De forma pioneira, o SINESP abriu nesse portal a discussão sobre implantação do Observatório do Currículo da Cidade de São Paulo para o Ensino Fundamental e vem recebendo contribuições de educadores, tanto da RME como da Universidade e de Conselheiros do CME.

Em breve, o portal do SINESP abrirá inscrições para compor Grupo de Trabalho que estude, consolide, e encaminhe essas contribuições.

Ensino Médio também terá GT no SINESP - Gestores Educacionais do Ensino Médio da RME fiquem atentos ao período de inscrições! 

A proposta do MEC para a reforma do Ensino Médio tem recebido críticas, como pode ser visto na frustrada Audiência Pública, que ocorreria em São Paulo, em abril último. O SINESP esteve presente, e acompanhou tudo de perto.

Embora essa discussão não tenha chegado à RME, o Sindicato formará um GT para os Gestores Educacionais que atuam no Ensino Médio. Dessa forma, a atuação sindical consequente do SINESP será reafirmada, para respaldar ainda mais as lutas em prol de condições dignas de trabalho e de uma escola pública de qualidade. 

Conhecer os caminhos percorridos, as estruturas criadas e a implantação das reformas, é essencial, porque implicarão na forma como nossas crianças e jovens serão educados e que cidadãos e sociedade almejamos.

Leia também: Eduardo Deschamps é o novo presidente da Comissão da BNCC

 

0
0
0
s2sdefault