O SINESP, em parceria com o Instituto Cultiva, abordou as especificidades da Infância em formação voltada aos Gestores Educacionais. Número de vagas foi ampliado para atender todos os filiados interessados.

curso infancia sinespO curso Infâncias e suas abordagens: subsídios e qualidade para a Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental teve um concorrido encontro presencial, com muitos filiados presentes. A palestra foi proferida por Andreia Freitas de Araujo, especialista em educação infantil e formadora regional do PNAIC.

A discussão da Educação Infantil e suas especificidades (currículo, campos de experiência, avaliação) se intensificaram a partir da publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEIS), representando um alinhamento e um fortalecimento na organização desta etapa da Educação Básica.

Essa perspectiva visa ao distanciamento do modelo tradicional de ensino por meio do controle exercido pelo adulto e de conteúdos prefixados, passando a valorizar as experiências dos bebês e crianças, sujeitos históricos e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas vivenciam e constroem sua identidade e aprendizagens sobre o mundo: brinca, imagina, deseja, aprende, experimenta, narra e elabora sentidos sobre a natureza.

Assim, por entender que as inovações propostas para essa etapa da Educação Básica impactam diretamente no cotidiano de todas as instituições de Educação Infantil do Município de São Paulo, quer seja na proposta pedagógica, quer seja na organização curricular, quer seja nas etapas subsequentes do Ensino Fundamental, bem como nas implicações decorrentes de todo impacto promovido pela BNCC e pelo Currículo da Cidade de São Paulo fica destacada a relevância desse curso no âmbito da rede municipal de educação do município de São Paulo, visando ao aprofundamento das questões que norteiam uma educação de qualidade para todos os bebês e crianças.

curso infancia15 8 19 6Entre outros temas apontados no encontro presencial, a importância do brincar foi enfatizada pelos presentes, sobretudo para os Gestores Educacionais que atuam no Ensino Fundamental, demonstrando a atualidade da formação.

Na plataforma EAD serão abordados os seguintes módulos:

- Contexto histórico da educação infantil: do assistencialismo aos direitos de aprendizagem.

- Discutindo práticas pedagógicas contemporâneas na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

- Avaliação na e da Educação Infantil: Um olhar reflexivo sobre a criança.

A preocupação do SINESP com a formação da categoria é permanente. A motivação vem da consciência de que ela é propulsora de práticas democráticas, emancipadoras, do fortalecimento da carreira e da educação de qualidade. Além da formação proporcionada nos Congressos, Fóruns, reuniões de RELTs e CREP, e nos cursos presenciais, a Diretoria do Sindicato investiu e ampliou a oferta de vagas nos cursos EAD.

curso infancia15 8 19 15

0
0
0
s2sdefault