Oficina realizada pela Ação Educativa no sábado, 4 de maio, buscou promover e ampliar formas de diálogo e subsidiar Educadores e Comunidade Escolar no combate a ataques à liberdade de ensino e ao pluralismo de concepções pedagógicas.

Oficina ManualDefesa AcaoEduc 4 5 19 1O tema remete à Gestão Democrática, defendida pelo SINESP como método a ser praticado cada vez mais, e ao combate ao Escola sem Partido, que tem seu total apoio. Por isso a oficina foi divulgada no site do Sindicato e contou com a participação do seu Dirigente Christian Sznick, que compartilhou os debates com os vários Profissionais de Educação e alunos do ensino superior presentes. As palestras ficaram por conta de Denise Carreira, Salomão Ximenes, Barbara Lopes e Fernanda Vick.

Com base no Manual de Defesa contra a Censura nas Escolas, o encontro buscou entender o Escola sem Partido desde sua origem e traçar algumas ações pedagógicas e administrativas contra todos os ataques à Escola por grupos contrários ao debate democrático.

Christian retomou ações feitas pelo SINESP como palestras, criação de boletim exclusivo para subsidiar os Gestores Educacionais, suas equipes e a comunidade escolar, incentivo à pressão sobre os vereadores e divulgação de vários materiais esclarecedores sobre o projeto – veja AQUI publicação sobre o combate do Sindicato ao projeto Escola sem Partido. O Manual de Defesa produzido pela Ação Educativa e outras entidades é um dos materiais que integram a bibliografia indicada pelo SINESP em seu boletim.

Christian também apresentou as inúmeras ações empreendidas nos Legislativos Municipal, Estadual e Federal pelo Sindicato, entre outros espaços, e a atuação permanente em defesa e luta pela implementação dos Planos Nacional e Municipal de Educação, sobretudo nos campos da Gestão Democrática.

Enfatizou ainda que momentos e encontros como a Oficina são fundamentais para o fortalecimento de todos e que a Gestão Democrática na Escola perpassa todos os momentos e espaços e está no cerne da construção permanente do Projeto Político Pedagógico.

0
0
0
s2sdefault