oficina comprasonlineFazer compras pela internet sempre levanta dúvidas para os consumidores. Essa modalidade que cresce a cada dia vem despertando o interesse da população por apresentar preços mais atrativos e opções de parcelamento que muitas vezes não encontramos em lojas físicas. Afinal, quais os sites seguros, e como confiar os dados pessoais (cartão de crédito, CPF) às lojas online? Para responder essas perguntas, o SINESP ofereceu aos filiados oficina de boas práticas de compras na internet.

Oficna compra segura sinesp

O evento reuniu filiados de todas as idades, mas com dúvidas muito semelhantes. A fim de facilitar a vida dessas pessoas, e prepará-las para o mundo digital, o SINESP convidou uma especialista em tecnologia para palestra no dia 10 de outubro, no CFCL.

Janaina Lopes, instrutora de tecnologia pela "Interatividade Curso", afirma que realizar compras através da internet é uma opção 100% segura, desde que sejam seguidas algumas regras básicas. Para ela, “a pesquisa e atenção permanente permitem a qualquer pessoa, de qualquer idade, realizar suas compras no ambiente online sem maiores problemas”.

Confira algumas das dicas apresentadas pela instrutora de tecnologia para uma compra segura:

- Antes de efetuar a compra, consulte a reputação da loja: Você pode utilizar sites como o Reclame aqui ou Ebit.
- Ao comprar móveis, por exemplo, é importante conferir a qualidade e o acabamento na loja física antes de efetuar a compra online. Atenção para frete e montagem, pois muitas vezes esses serviços são cobrados a parte, aumentando o valor final da compra.
- Uma opção quando na compra de produtos menores é a modalidade “Retire em loja”, você economiza o frete e é mais barato que comprar na loja física.
- Sempre verifique a segurança da loja ao inserir dados. Conferir se existem selos de auditoria externa e também o cadeadinho verde na barra de pesquisa do navegador (ela significa segurança na compra).
- Sempre compare preços antes de comprar. Alguns site já fazem esse serviço, como: buscapé ou bondfaro.
- Desconfie de preços muito abaixo do normal. Podem ser produtos falsificados, ou falhas humanas ou de sistema (bugs) no momento da digitação do preço.
- No pagamento, nunca faça deposito em conta corrente/poupança. Prefira cartão de crédito online, onde você faz apenas 1 compra autorizada através do aplicativo do banco. Confira as condições de uso com seu banco.
- Ao receber sua compra, se possível confira o produto antes de assinar a nota fiscal. Você pode se recusar a receber escrevendo o motivo no verso da nota (amassados, produto diferente do comprado, etc.).

Assista ao vídeo com dicas da instrutora em tecnologia e opinião de filiada participante do evento:

 

 

0
0
0
s2sdefault