Publicado no portal Brasil Escola no dia 24/02/2023 - CLIQUE AQUI para acessar o original

Nesta sexta-feira (24) a guerra entre Rússia e Ucrânia completa um ano. Entenda como o assunto pode ser cobrado em provas do Enem e vestibulares

 

A guerra entre Rússia e Ucrânia completa um ano nesta sexta-feira, 24 de fevereiro. 

A invasão das tropas russas ao território ucraniano começou há um ano, mas as tensões entre os dois países já existiam devido a fatores territoriais, culturais e políticos

Entre as questões que culminaram no conflito está a aproximação da Ucrânia com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e a União Europeia, bem como a anexação da Crimeia pela Rússia. 

O conflito provocou a morte de milhares de pessoas, entre civis e soldados, um movimento intenso de ucranianos refugiados e impactos significativos na economia mundial. 

Fique por dentro das causas e de como a comunidade internacional está envolvida na guerra entre Rússia e Ucrânia na videoaula abaixo:

 

Guerra entre Rússia e Ucrânia no Enem e vestibulares

A guerra entre Rússia e Ucrânia é um assunto que envolve diferentes questões sejam elas sociais, econômicas e políticas, como também diz respeito à geopolítica mundial.

Diante da importância de observar os desdobramentos desse conflito, professores consideram que o tema pode cair tanto como tema de redação quanto em questões das disciplinas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza em provas do Enem e de vestibulares.

Assuntos como a Guerra Fria e a formação da Otan são essenciais nos estudos sobre o conflito entre russos e ucranianos.

A professora de Geografia e Atualidades Thais Formagio, do Poliedro Colégio e Curso, recomenda aos estudantes ir além dos assuntos do conflito propriamente. Para a educadora, é importante que os vestibulandos tenham conhecimentos de uma base desse conflito, como é a formação da União Soviética. 

Murilo Navarro, coordenador pedagógico do Poliedro Colégio e professor de Geografia explica que desde a década de 90, com o fim da União Soviética, ocorre um avanço da Otan no leste europeu, agregando ex-aliados russos. 

Na perspectiva do educador, a Rússia percebe esse movimento como algo inaceitável na área de influência dos Estados Unidos e da União Europeia.

Impactos econômicos

Entre os impactos econômicos causados com o conflito entre russos e ucranianos está o aumento dos preços de alimentos e petróleo, pontua o professor Murilo Navarro.

A Rússia é uma potente exportadora de gás e petróleo, mas com a guerra o país sofreu retaliações de outras nações que consumiam esses produtos. Esse fenômeno provoca um aumento da demanda por alternativas de compra, o que acarreta preços mais altos, explica Murilo. 

A partir das sanções e da explosão do gasoduto Nord Stream, a Rússia passou a exportar cada vez menos e a Europa começou a enfrentar uma crise energética, destaca o professor professor de atualidades Daniel Pereira Leite Palenewen, do Poliedro Curso. 

O educador enfatiza também que pela primeira vez os Estados Unidos exportou mais energia para a Europa do que a Rússia. Isso impactou a economia europeia diante dos preços mais altos, argumenta. 

Buscar compreender como os outros países estão se posicionando neste cenário de conflito é uma dica dada pelo professor Daniel Palenewen. 

Impactos ambientais

Os impactos ambientais provocados pela guerra entre a Rússia e a Ucrânia podem ser abordados em provas do Enem e vestibulares.

Segundo o professor Dario Francisco, da Oficina do Estudante, o deslocamento de muitos tanques, blindados e explosivos causam efeitos ambientais nocivos diante do lançamento de elementos químicos na atmosfera.

A professora de Química Tathiana Guizelini, da Oficina do Estudante, argumenta que "a explosão dispersa detritos e materiais radioativos na estratosfera. Esses poluentes se espalham e caem pela área ao redor da detonação, por precipitação”. Ou seja, a partir desses eventos, as chuvas ácidas podem ocorrer. 

Questões de vestibulares sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia

Confira a questão do Vestibular 2022/2 da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Fundação Cecierj/Consórcio Cederj) sobre a origem da guerra entre Rússia e Ucrânia:

Questão 19 do Vestibular 2022/2 da Fundação Cecierj/Consórcio Cederj. Crédito: Reprodução / Cederj

Questão 19 do Vestibular 2022/2 da Fundação Cecierj/Consórcio Cederj.
Crédito: Reprodução / Cederj.

 

No Vestibular de Medicina 2022/2 da UniEvangélica, houve uma questão que relacionou a expansão da Otan com a invasão da Rússia à Ucrânia: 

Questão 32 do Vestibular 2022/2 de Medicina da UniEvangélica. Crédito: Reprodução / UniEvangélica.

Questão 32 do Vestibular 2022/2 de Medicina da UniEvangélica.
Crédito: Reprodução / UniEvangélica.

Tema de redação

De acordo com a professora Vanessa Botasso, do Curso Pré-Vestibular da Oficina do Estudante de Campinas (SP), a temática pode ser cobrada de maneira direta em uma proposta de redação

Nesse caso, pode ser questionado aos vestibulandos um posicionamento de forma crítica em relação "à postura de líderes políticas quanto às especulações de uma guerra nuclear". 

Com o envolvimento mais direto da Otan recentemente no conflito dos dois países, o potencial de risco de uma guerra nuclear é elevado na visão de especialistas. 

Vanessa pontua também questões indiretas à guerra, como "a importância da autonomia dos países na geração de energia ou, ainda, a censura à imprensa e os ataques à liberdade de expressão em governos autoritários”.

0
0
0
s2sdefault