Formação do POIE - Professor Orientador de Informática Educativa

A integração da Tecnologia ao currículo demanda pensar em novas metodologias e diferentes modelos de comunicação e repertório de práticas sociais entre os alunos e nos espaços e tempos de aprendizagem, propiciando oportunidades para que as Tecnologias convencionais e digitais possibilitem a organização das iniciativas pedagógicas e da comunicação entre os educandos e educadores de toda a Unidade.


O Professor Orientador de Informática Educativa, que atua nos Laboratórios de Informática Educativa, um dos espaços designados como área Integradora de projetos, tem papel relevante como parceiro na mediação desses processos para vivência, disseminação e contextualização do uso das tecnologias digitais ao processo de ensino-aprendizagem, de forma interdisciplinar. A disseminação das práticas dos educadores desses espaços educativos com seus pares tem sido estimulada para a criação de uma cultura de gestão, divulgação e compartilhamento de todo esse conhecimento com a Rede,


O POIE assume papel fundamental na promoção de projetos e atividades que auxiliem a U.E a ser uma comunidade de aprendizagem e alcançar as metas previstas para seus alunos.


Esta ação de formação continuada tem como objetivo subsidiar o trabalho dos POIE, enquanto regentes, por meio de momentos de reflexão sobre o planejamento das ações direcionadas às novas formas de ensinar e aprender no contexto digital, nas redes e espaços virtuais de comunicação entre alunos, professores e formadores, socialização das práticas e vivências de experiências comunicacionais em espaços de formação colaborativa a distância e redes sociais para o atendimento as demandas acima descritas.


O programa do Núcleo de Tecnologias para as Aprendizagens de Informática Educativa prevê a formação permanente dos educadores para atuação no desenvolvimento de habilidades voltadas para inclusão do universo midiático em que a escola, na sua dimensão social, está inserida. O Núcleo elabora e organiza a oferta uma variedade de ações de formação:

  • Curso para POIE ingressante;
  • Cursos optativos de formação continuada para Professores Orientadores de Informática Educativa- POIE;
  • Cursos optativos, para educadores da rede, na área de Tecnologia na Educação por meio de diferentes linguagens midiáticas e uso de softwares pedagógicos;
  • Cursos nas modalidades presencial e a distância em comunidades virtuais para educadores da rede;
  • Encontros de Formação das equipes de Tecnologias para Aprendizagem das Diretorias Regionais de Educação com elaboração de cursos e pautas conjuntas a serem trabalhadas regionalmente.
  • As equipes de Tecnologias para Aprendizagem das DREs, conforme consta na Portaria nº 7656 de 2015, também são responsáveis por encontros e outras ações de formação continuada realizados com os Professores Orientadores de Informática Educativa de suas regiões, podendo convoca-los para tal.


Além destas formações citadas, o Núcleo também elabora, organiza e promove ações com foco no compartilhamento e divulgação dos projetos desenvolvidos por todas as unidades da Rede Municipal de Educação, como visando estimular o engajamento para o uso das tecnologias para a Aprendizagem. tais como mostras e seminários. Organiza também desafios que reúnem equipes formadas por educadores e educando.

0
0
0
s2sdefault