PLANO DE TRABALHO E/OU METAS

DOC DE 21/07/2016 – P. 50

EDUCAÇÃO

GABINETE DA SECRETÁRIA

PLANO DE TRABALHO E/OU METAS – 2016

DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO FREGUESIA / BRASILÂNDIA

PLANO DE TRABALHO/METAS 2016

E.H.161070000000000

Gestor do Plano: Eliana Pereira, RF 537.621.1/2.

Cogestores: Servidores em exercício na sede da DRE Freguesia/Brasilândiae nas Unidades Educacionais a ela jurisdicionadas.

Eixo 1 – Compromisso com os direitos sociais e civis

Nome da Ação: Melhorar os índices do IDEB para os anos iniciais e anos finais do Ensino Fundamental e garantir a alfabetização na idade certa (até 8 anos) para todos os alunos matriculados na Educação Básica

Tipo de Ação: Processo

Nome dos responsáveis pela ação: Maria Áurea de AlvarengaLabella – RF: 569.600.3/3; – Cesar Augusto do Nascimento– RF 748.346.5/1

Objetivo a ser atingido: Garantir a alfabetização dos alunosao final do Ciclo de Alfabetização, aos 8 anos de idade, e oacompanhamento dos alunos com dificuldades nas suas aprendizagens,nos demais ciclos do Ensino Fundamental.

Público Alvo: Equipe da DRE Freguesia/Brasilândia, Equipesdas EMEFs, do CIEJA e da EMEBS jurisdicionados a DRE Freguesia/Brasilândia.

Justificativa para o desenvolvimento da ação:

Necessidade de:

a-promover estratégias, principalmente por meio do ProgramaMais Educação São Paulo, que minimizem a situação devulnerabilidade em que se encontram alunos do Ensino Fundamentale maximizem os resultados de seu desempenho escolaratravés do enriquecimento e ampliação do currículo escolar;

b-garantir que todos os alunos até os 8 (oito) anos leiam eescrevam convencionalmente e com alguma autonomia, comocondição para que avancem na escolaridade com sucesso eaprendam os conteúdos de todas as áreas de conhecimento;

c-recuperar as aprendizagens necessárias ao prosseguimentode estudos dos alunos que se encontram no nível deproficiência abaixo do básico.

Cronograma de atividades:

I-Implementação, orientação e acompanhamento das açõesdos trabalhos com os ciclos de Alfabetização, Interdisciplinar eAutoral, decorrentes da reestruturação – Programa de ReorganizaçãoCurricular e Administrativa, Ampliação e Fortalecimentoda Rede Municipal de Ensino de São Paulo “Mais EducaçãoSão Paulo”, nas Unidades Educacionais jurisdicionadas à DREFreguesia/Brasilândia, pela equipe dos supervisores escolares,junto às equipes gestores das Unidades Educacionais no sentidode promover o direito à aprendizagem aos alunos, atravésde avaliações sistemáticas e análise dos resultados voltadospara o processo de aprendizagem.

Data de início: fevereiro/2016

Data de término: dezembro/2016

II-Formação Continuada aos profissionais da educaçãoe gestores das Unidades Educacionais jurisdicionados a DREFreguesia/Brasilândia:

Curso EAD “A escola na prevenção da violência sexual”

Curso EAD “Trabalhar com projetos: um desafio de todacomunidade escolar”

Curso EAD “A importância da avaliação na prática pedagógica da comunidade escolar”

Curso EAD “A desconstrução do mito da democracia racial”

Curso EAD “Linguagem e meios de comunicação: um olharcrítico no cotidiano escolar”

Curso EAD “A violência no ambiente escolar: um desafio detoda a comunidade escolar”

Curso EAD “A importância da família na constituição deuma escola inclusiva”

Curso EAD “Respeito à diversidade no ambiente escolarcomo garantia de direitos humanos”

Curso EAD “Conhecimento, matemática e diversidadecultural”

Curso EAD “Trabalho com projetos: uma possibilidade”

Curso EAD “Educação inclusiva na perspectiva dos direitoshumanos”

Curso EAD “Currículo e valorização do sujeito: entre o reale o possível

Curso EAD " Todos da escola por uma Educação de qualidade"

Curso EAD "Aprendizagem uma possibilidade para todos"

Curso EAD " Todos e todas da escola por uma EducaçãoInfantil de qualidade"

Curso: “Diálogos Pedagógicos e Práticas Educativas naEducação Infantil”- CP INF

Curso: “Reflexões, Práticas e Diálogos Pedagógicos noLaboratório de Informática Educativa” POIE

Curso: O Coordenador Pedagógico e o seu papel no EnsinoFundamental - CP FUND

Curso: “Intervenções Pedagógicas na Recuperação Paralela” - PRP

Curso: “O Atendimento Educacional Especializado (AEE) nocotidiano escolar” - AEE - SAAI

Curso: “Reflexões, Práticas e Diálogos Pedagógicos na Salade Leitura”- POSL

Curso: "Gestão Pedagógica e a educação para as relaçõesetnico - raciais

Curso: Diálogos Interdisciplinares a Caminho da Autoria -Módulo II - PORTUGUÊS

Curso: Diálogos Interdisciplinares a Caminho da Autoria -Módulo II - MATEMÁTICA

Curso: Diálogos Interdisciplinares a Caminho da Autoria -Módulo II - ARTES

Curso: Diálogos Interdisciplinares a Caminho da Autoria -Módulo II - EDUC. FÍSICA

Curso: Diálogos Interdisciplinares a Caminho da Autoria -Módulo II - CIÊNCIAS

Curso: Diálogos Interdisciplinares a Caminho da Autoria -Módulo II - LÍNGUA INGLESA

Curso: Diálogos Interdisciplinares a Caminho da Autoria -Módulo II - GEOGRAFIA

Curso: Diálogos Interdisciplinares a Caminho da Autoria -Módulo II - HISTÓRIA

Curso: Interfaces da vida escolar com a saúde mental -apontamentos sobre a prática educacional

Curso: A Gestão Pedagógica E A Educação Para As RelaçõesÉtnico-Raciais

Curso: A Educação na luta contra o racismo - Turma OsvaldoQuirino Simões

Curso: O racismo e a qualidade social da educação

Curso: Desvelar o corpo na Educação

Curso: Tecnologias de gênero e sexualidade na escola

Data de início: fevereiro/2016

Data de término: dezembro/2016

III-Itinerância do Grupo de Trabalho do Núcleo de Apoio eAcompanhamento Para a Aprendizagem – NAAPA da DiretoriaRegional de Educação com vistas a orientação e atendimentoàs crianças com dificuldades de aprendizagem nas EscolasMunicipais de Ensino Fundamental da região da Freguesia/Brasilândia.

Data de início: fevereiro/2016

Data de término: dezembro/2016

1. Metas ou indicadores a serem alcançados no final dociclo: Promover, com qualidade, no mínimo, 95% dos alunosmatriculados e frequentes nos ciclos de Alfabetização, Interdisciplinare ao longo do ciclo Autoral, e diminuir os índices deevasão/retenção da Rede Municipal de Ensino da DRE Freguesia/Brasilândia.

Nome da Ação: Ampliar de oferta de vagas para a Educação Infantil, e assegurar a universalização, qualificando o atendimento em pré-escola para crianças de 04 e 05 anos.

Tipo de Ação: Processo

Nome dos responsáveis pela ação: Raquel Rodrigues CoimbraBorges - RF 722.568.7/1; Maria Áurea de Alvarenga Labella– RF 569.600.3/3.

Objetivo a ser atingido: Ampliar e qualificar o atendimentoa Educação Infantil e universalizar o atendimento às crianças04 a 05 anos na EMEIs da DRE Freguesia/Brasilândia.

Público Alvo: Equipe da DRE Freguesia/Brasilândia, Equipesdas EMEIs, da EMEBS e da rede conveniada jurisdicionadas aDRE Freguesia/Brasilândia.

Justificativa para o desenvolvimento da ação:

Necessidade de:

a-garantir atendimento qualificado à demanda de educação infantil cadastrada no Sistema OnLine, bem como aos alunosmatriculados nas unidades de educação infantil das redesdireta e conveniada da DRE Freguesia/Brasilândia;

b-garantir a continuidade da educação infantil nas EMEIsda DRE Freguesia/Brasilândia às crianças oriundas dos CEIS darede direta e conveniadas da DRE Freguesia/Brasilândia.

Cronograma de atividades:

I-Orientação a todas as Instituições/Entidades conveniadase/ou que vierem a se conveniar nos termos do disposto emlegislação sobre a Política de Convênio da Secretaria Municipalde Educação.

Data de início: fevereiro/2016

Data de término: dezembro/2016

II-Subsídios às Instituições Sociais, norteados pelas diretrizesda SME, com o envolvimento dos diversos setores da DRE,para aditamento dos convênios existentes, ampliação da capacidadede atendimento e/ou celebração de novos convênios,nos termos da legislação em vigor;

Data de início: janeiro/2016

Data de término: dezembro/2016

III-Formação contínua para as Equipes Técnicas das UnidadesEducacionais quanto às ações relacionadas ao acesso epermanência dos alunos bem como quanto à fidedignidade dosdados inseridos no EOL, principalmente em relação ao cadastrode alunos e de ambientes.

Data de início: fevereiro/2016

Data de término: dezembro/2016

IV-Atendimento, orientação e acompanhamento de todasas Escolas de Educação Infantil da Rede Particular autorizadas,protocoladas ou a serem protocoladas para adequação dadocumentação em atendimento à legislação vigente, Portaria nº2.453 de 08/04/2015.

Data de início: janeiro/2016

Data de término: dezembro/2016

V-Formação, orientação e acompanhamento de todas asEscolas de Educação Infantil da Rede Direta e Conveniada (Indiretae Particular), pela equipe de supervisores escolares, atravésde encontros setoriais, quanto à realização das atividades dosIndicadores de Qualidade na Educação Infantil culminando como Plano de Ação da Unidade Educacional.

Data de início: fevereiro/2016

Data de término: julho/2016

VI-Formação, orientação e acompanhamento de todasas Escolas de Educação Infantil da Rede Direta e Conveniada(Indireta e Particular), pela equipe de supervisores escolares,através de encontros setoriais, quanto à discussão e revisão dosplanejamentos educacionais em relação ao Currículo Integradorda Infância Paulistana.

Data de início: fevereiro/2016

Data de término: dezembro/2016

2. Metas ou indicadores a serem alcançados no final dociclo: Expandir a oferta de vagas em 700 (setecentas) novasvagas para a Educação Infantil por meio da rede conveniada eoutras modalidades de parcerias.

Eixo 2 – Desenvolvimento econômico sustentável para a redução das desigualdades

Nome da Ação: Desenvolvimento sustentável para aredução das desigualdades sociais

Tipo de Ação: Processo

Nome dos responsáveis pela ação: Raquel Rodrigues CoimbraBorges - RF 722.568.7/1; Maria Áurea de Alvarenga Labella– RF 569.600.3/3 – Cesar Augusto do Nascimento – RF748.346.5/1 - Cristina Benedicte Fernandes – RF 525.538.4/2

Objetivo a ser atingido: Ampliar o acesso à educação aosjovens e adultos que foram excluídos do processo de ensinoe aprendizagem na idade própria, através da oferta e do atendimentoem salas do MOVA , EJA e CIEJA, contribuindo paraa redução das desigualdades sociais na região da DiretoriaRegional de Educação da Freguesia/Brasilândia.

Público Alvo: Equipes dos diversos setores DRE Freguesia/Brasilândia e as equipes gestoras das Unidades Educacionais darede direta e conveniada.

Justificativa para o desenvolvimento da ação:

Necessidade de:

a-Implementar ações que favoreçam a divulgação e o chamamentode jovens e adultos para as salas do MOVA – Movimentode Alfabetização , EJA – Educação de Jovens e Adultos eCIEJA – Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos, naregião da Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia.

b-Implementar ações que favoreçam a apropriação pelosjovens e adultos dos bens culturais e da escolaridade, qualificando-osao exercício da vida cidadã.

Cronograma de atividades:

I-Estabelecer parcerias com outras Instituições e Entidadesnão governamentais e seus diversos equipamentos na perspectivada divulgação e da criação das salas para a alfabetização,ofertando-as às comunidades locais.

Data de início: março/2016

Data de término: dezembro/2016

II-Acompanhamento e levantamento pela Supervisão Escolare Demanda Escolar junto às equipes das EMEFs quanto aotimização e ampliação das vagas da EJA.

Data de início: fevereiro/2016

Término: dezembro/2016

3. Metas ou indicadores a serem alcançados no final do ciclo:

Ampliar a oferta de salas para a alfabetização e escolaridadede jovens e adultos que foram excluídos do processo ensinoaprendizagem na região da Diretoria Regional de Educação daFreguesia/Brasilândia.

Nome da Ação: Educar para os Direitos Humanos

Tipo de Ação: Processo

Nome dos responsáveis pela ação: Reinaldo Nunes- RF7208278-1; Marcella Crystina da Silva Fuzatti- RF 7917554-2

Objetivo a ser atingido: Fortalecer através de ações de sustentabilidadeuma rede permanente de trabalho em Cidadaniae Educação em Direitos Humanos

Público Alvo: Setores da DRE Freguesia/Brasilândia e asequipes gestoras das Unidades Educacionais da rede direta econveniada.

Justificativa para o desenvolvimento da ação:

Necessidade de:

a.Implementar a Educação em Direitos Humanos, em atendimentoà meta 63 do Plano de Metas da PMSP.

Cronograma de atividades:

I-Reuniões sistemáticas para o desenvolvimento e continuidadedo programa de Educação em Direitos Humanos;divulgação e incentivo à participação aos concursos e festivaisoferecidos pela SMDHC; desenvolvimento de trabalhos ou projetoseducacionais voltados para os Direitos Humanos;

Data de início: fevereiro/2016

Data de término: dezembro/2016

II-Desenvolvimento de materiais didáticos relativos à Educaçãoem Direitos Humanos; incentivar ações que simbolizema valorização da EDH nas Unidades Educacionais; intermediar ecolaborar com formações em EDH via SME voltada para educadorese gestores locais.

Data de início: agosto/2016

Data de término: dezembro/2016

4. Metas ou indicadores a serem alcançados:

Ampliar adiscussão da temática Educação em Direitos Humanos a todasas unidades educacionaisda DRE Freguesia/Brasilândia

Eixo 3 – Gestão descentralizada, participativa e transparente

Nome da Ação: Valorizar o profissional da educação atravésdos cursos e atividades propostas nos polos da UniversidadeAberta do Brasil (UAB) e Uniceu (Universidade no CEU), estimulandoseu protagonismo na Rede Municipal de Ensino.

Nome dos responsáveis pela ação: Maria Áurea de AlvarengaLabella – RF 569.600.3/3 – Cesar Augusto do Nascimento –RF 748.346.5/1 - Cristina Benedicte Fernandes – RF 525.538.4/2

Objetivo a ser atingido: Valorizar os profissionais da Educação

Público Alvo: Equipe da DRE Freguesia/Brasilândia, Equipesdas Unidades Educacionais da rede direta e conveniadas jurisdicionadasa DRE Freguesia/Brasilândia

Justificativa para o desenvolvimento da ação:

Necessidade de:

a- promover estratégias para a participação dos profissionaisda educação nos cursos e eventos da Uniceu Polo CEUJardim Paulistano e Polo Gilberto Dupas, da DRE Freguesia/Brasilândia;

b- promover uma ação crítico-reflexiva, estimuladora e sustentadorada formação e da prática educativa de todos os profissionaisde educação em exercício nas Unidades Educacionais;

c- promover espaços e atividades que estimulem os profissionaisde educação a perceber e revelar seu protagonismo naeducação da Rede Municipal de Ensino;

Cronograma de atividades:

I-Divulgação sistemática dos cursos e eventos oferecidospela Uniceu no Polo CEU Jardim Paulistano e Polo GilbertoDupas, da DRE Freguesia/Brasilândia.

Data de início: março/2016

Data de término: dezembro/2016

II-Encontros periódicos e continuados com os diferentessegmentos de profissionais de educação das Unidades Educacionais,com foco em sua ação crítico-reflexiva, estimuladorae sustentadora de sua formação e de sua prática educativanas Unidades Educacionais por intermédio de formações locaispropostas pela equipe de DIPED da DRE Freguesia/Brasilândia.

Data de início: março/2016

Data de término: dezembro/2016

III-Gerenciamento das informações referentes à vida funcionaldos servidores lotados na DRE Freguesia/Brasilândiae nas Unidades Educacionais sob sua jurisdição, através deorientações e de atualizações, em tempo real, dos SistemasEOL, SIGPEC e SEI.

Data de início: março/2016

Data de término: dezembro/2016

5. Metas ou indicadores a serem alcançados no final do ciclo:

Valorizar o profissional da educação por meio dos recursospropostos pelos polos da Uniceu do Jardim Paulistano e GilbertoDupas , na região da DRE Freguesia/Brasilândia.

Nome da Ação: Readequação dos Projetos Político-Pedagógicos das Unidades Educacionais jurisdicionadas da DRE Freguesia/Brasilândia, viabilizando a implementação do Programa de Reorganização Curricular e Administrativa, Ampliação e Fortalecimento da Rede Municipal de Ensino de São Paulo , “Mais Educação São Paulo”, “São Paulo Integral”, “Currículo Integrador da Infância Paulistana” e a continuidade da temática da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena nos currículos das Unidades Educacionais da Rede Municipal de Ensino.

Tipo de Ação: (X) Processo

Nome dos responsáveis pela ação: Maria Áurea de AlvarengaLabella – RF 569.600.3/3 e Cesar Augusto do Nascimento –RF 748.346.5/1 e Cristina Benedicte Fernandes - RF 525.538.4/2

Objetivo a ser atingido: Implementação/acompanhamentodas ações que assegurem as alterações curriculares propostasno Programa de Reorganização Curricular e Administrativo,Ampliação e Fortalecimento da Rede Municipal de Ensino deSão Paulo “Mais Educação São Paulo”, “São Paulo Integral” ,“Currículo Integrador da Infância Paulistana”, e, dar continuidadeà temática História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena nocurrículo oficial das Unidades Educacionais da DRE Freguesia/Brasilândia.

Público Alvo: Equipe da DRE Freguesia/Brasilândia, Equipesdas EMEFs, do CIEJA, das EMEIs , dos CEIS e da EMEBS jurisdicionadasa DRE Freguesia/Brasilândia.

Justificativa para o desenvolvimento da ação:

Necessidade de:

a- garantir as alterações curriculares propostas pelo Programade Reorganização Curricular e Administrativo, Ampliaçãoe Fortalecimento da Rede Municipal de Ensino de São Paulo“Mais Educação São Paulo“, “São Paulo Integral”, “CurrículoIntegrador da Infância Paulistana”, e o conhecimento e a apropriaçãoda formação da população brasileira, a partir dessesdois grupos étnicos, em todas as Unidades Educacionais da DREFreguesia/Brasilândia.

Cronograma de atividades:

I-Encontros sistemáticos das equipes gestoras das UnidadesEducacionais com DOT-P e a Supervisão Escolar, através deencontros setoriais, para orientações às adequação dos ProjetosPolitico Pedagógicos com vistas a Reorganização Curricular doPrograma “Mais Educação São Paulo” , “São Paulo Integral” e“Currículo Integrador da Infância Paulistana”.

Data de início: fevereiro/2016

Data de término: dezembro/2016

II-Formação para os profissionais da educação – gestorese demais educadores – “Educação para as Relações Étnicasraciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira eindígena”

Data de início: fevereiro/2016

Data de término: dezembro/2016

III-Acompanhamento dos Projetos Político Pedagógicosdas Unidades Educacionais jurisdicionadas à DRE Freguesia/Brasilândia, para a implementação e adequação no currículo datemática História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena

Data de início: fevereiro/2016

Data de término: dezembro/2016

IV-Realização de um Seminário Currículo Integrador daInfância Paulistana na Dre Freguesia/Brasilândia.

Data de início: fevereiro/2016

Data de término: dezembro/2016

V- Realização de um Seminário de Educação Integral naDre Freguesia/Brasilândia.

Data de início: fevereiro/2016

Data de término: dezembro/2016

6. Metas ou indicadores a serem alcançados no final dociclo:

continuidade da implementação do Decreto nº 54.452,de 10 de Outubro de 2013 e das Leis Federais nº 10.639/2003e nº 11.645/2008, assim como a implementação do CurrículoIntegrador da Infância Paulistana, nas Unidades Educacionaisem 100% das Unidades Educacionais do Ensino Fundamentalda DRE Freguesia/Brasilândia

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