SINESP debaterá as metas do PME envolvendo a Educação Integral

A discussão da Educação Integral na Rede Municipal de Educação é parte integrante do Plano Municipal de Educação. A Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP e a Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo têm promovido um curso sobre Educação Integral e transmitirá discussão envolvendo o PME no final da tarde do dia 22 de junho de 2021. 

O SINESP, representante dos Gestores Educacionais, é membro atuante no Fórum Municipal de Educação - FME e estará presente neste debate com sua Vice Presidente Maria Benedita de Castro de Andrade, a Benê, trazendo a posição dos Gestores Educacionais e a defesa da Escola Pública de Qualidade, representando o FME, em uma mesa que contará com membros da FEUSP, Secretaria Adjunta de Educação, Presidente do Conselho Municipal de Educação e o Presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte da Câmara Vereador Eliseu Gabriel.  

Uma das pautas de defesa do SINESP está no monitoramento do Plano Municipal de Educação para que as metas previstas sejam de fato executadas. 

Plano Municipal de Educação 

A elaboração do Plano Municipal de Educação da Cidade de São Paulo baseia-se na LDB e no Plano Nacional de Educação. Foi uma grande luta, que teve o SINESP em todas suas fases.

Com grande manifestação, foi constituída uma Comissão Organizadora formada a partir de audiência pública da Secretaria Municipal de Educação (SME) e composta por representantes de seis segmentos: poder público municipal, estadual e federal; sindicatos da educação; movimentos e fóruns da sociedade civil; estudantes e juventude; universidades e instituições de pesquisa; e setor privado com e sem fins lucrativos.

O ano de 2010 ficou marcado pelas Conferências regionalizadas que resultaram em uma Grande Plenária no Palácio das Convenções do Anhembi. O texto gerado destas discussões precisou de nova mobilização para entrar como Projeto de lei na Câmara Municipal de São Paulo, em 2012.

Em 2013 foi criado o Fórum Municipal de Educação (FME), formado por quase 100 entidades. A partir da criação do FME foi estabelecido o Grupo de Trabalho do Plano de Educação, com o objetivo de acompanhar todos os passos que envolvem a construção e elaboração do plano. O SINESP integra desde a fundação o Fórum Municipal de Educação

O PME foi aprovado pela Câmara Municipal em agosto de 2015, se constituindo como um forte instrumento pela melhoria da qualidade da Educação.

Clique aqui e confira a cobertura do Evento

 

 

0
0
0
s2sdefault