O Encontro propõe um diálogo com a comunidade educacional e setores sociais interessados em debater a construção coletiva de um plano para uma cultura de paz e desmonte das situações que geram violências nas escolas. 

Organizado pelo SINESP com apoio do Conselho de Representantes dos Conselhos de Escola - CRECE Central - e da União Paulista de Estudantes Secundaristas – UPES.

PARTICIPE E TRAGA PAIS E ALUNOS DE SUA ESCOLA! A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE EDUCACIONAL É ESSENCIAL! Com transmissão ao vivo pelo site e canal do Youtube da Câmara Municipal, para quem não puder ir, acompanhar - https://www.saopaulo.sp.leg.br/atividade-legislativa/agenda-da-camara/

17 de maio, das 19h às 21h, no Auditório Prestes Maia, 1º andar da Câmara Municipal de São Paulo

Setores e atores sociais envolvidos, convidados para o encontro na Câmara Municipal:

  • Comunidade escolar - gestores, professores e demais funcionários da educação, alunos e seus familiares.
  • Partidos políticos
  • Movimentos sindical e sociais.
  • Acadêmicos e pesquisadores.
  • Autoridades públicas e governamentais.
  • Parlamentares
  • Autoridades policiais científicas e investigativas

A participação dos Gestores Educacionais e demais profissionais de Educação é essencial para construir um Encontro significativo e representativo!!

Por um plano conjunto de ações

O objetivo do Encontro é contextualizar os ataques em escolas no tecido social e identificar impulsos, motivações e construções internas e externas ao ambiente escolar, bem como o que pode, precisa e deve mudar.  

As variadas abordagens que serão trazidas possibilitarão reflexões sobre a localização dos diferentes atores na equação montada, cujo resultado deságua, também, na escola.

Atitudes e ações que podem ser tomadas, tanto nas escolas como em nível das autoridades públicas e demais instituições e setores sociais envolvidos, devem se revelar a partir dessas reflexões, abrindo caminhos para um conjunto de ideias e propostas no sentido da integração, da promoção da cultura do diálogo, da paz, da solidariedade e da boa convivência em nossas escolas, com reflexos em tudo que a elas se conecta e delas emana.

O SINESP começou essa reflexão com a Profª Drª Telma Vinha em seu programa SINESP Diálogos veiculado no dia 19 de abril – Veja AQUI.

Agora, em parceria com o CRECE Central e a UPES, ao lado de variados e valorosos atores sociais convidados para o Encontro, busca chegar a um conjunto de propostas de ações a serem levadas às autoridades constituídas e, principalmente, às nossas escolas, para apresentá-las e dialogar com os Educadores.

O que virá no futuro depende da intervenção de todos agora!

Todos unidos na luta para:

  • Identificar construções socioeconômicas da atualidade que afetam crianças e jovens e influenciam no desempenho escolar, no desenvolvimento emocional e intelectual, e somam no adoecimento psíquico e em abertura para o ideário extremista e nazifascista, atos de violência extrema contra si, colegas e professores, e como atuar para desmontá-las.
  • Defender, todos juntos, concurso público e contratação de funcionários para preenchimento de vagas e módulos em todas as escolas púbicas.
  • Lutar pela redução do número de alunos por sala de aula.
  • Exigir dos governos constituídos investimentos em estudo e pesquisa científica e investigativa para acompanhar e não ser surpreendidos com ataques arquitetados via redes sociais.
  • Lutar por investimento e fortalecimento do SUS, com aproximação das unidades de saúde e seus profissionais (enfermeiros, médicos e psicólogos) das escolas.
  • Desenvolver amplo debate com a comunidade educativa pela construção de projetos políticos pedagógicos com ênfase na educação antirracista e contrária à discriminação, preconceito e violência à população LGBTQIA+, às mulheres, aos migrantes e imigrantes, e também contrária à proliferação de ideologias de extrema-direita e nazifacistas.
  • Valorizar e impulsionar as instâncias e espaços de participação já constituídos: Conselhos de Escola, Grêmio Estudantis e Comissões de Mediação de Conflitos.
  • ENTRE OUTRAS QUESTÕES A SEREM ABORDADAS NO ENCONTRO!
0
0
0
s2sdefault