0
0
0
s2sdefault

O dia em que o SINESP completou 31 anos, 26 de setembro de 2023, marcou o início do maior Congresso já realizado pela categoria!

A plenária que definiu as lutas da categoria e um show especial e mobilizador com Sandra Sá e Sérgio Loroza encerraram a 26ª edição do Congresso do SINESP na sexta-feira, 29 de setembro, na Casa de Portugal.

A semana de atividades intensas começou na terça-feira, 26 de setembro, dia do 31º aniversário do SINESP, e contou com debates, palestras e conferências com conteúdos extremamente qualificados e pertinentes ao dia a dia dos Gestores nas Unidades Educacionais.

O 26º Congresso do SINESP foi organizado com tradução em Libras, Língua Brasileira de Sinais.

CONGRESSISTA, IMPRIMA SEU CERTIFICADO AQUI.

 

 

Primeiro dia: Abertura, apresentação cultural, conferência e palestras

Dirigentes Sindicais, representantes de Sindicatos da Educação municipal e políticos estiveram na abertura solene do 26º Congresso. Os congressistas também assistiram e se encantaram com a apresentação do Coral CEU Feitiço, com canções populares brasileiras apresentadas por um grupo de crianças de várias idades da EMEF Feitiço da Vila.

A Conferência de Abertura ficou por conta do arquiteto e urbanista pós-graduado em Jogos Cooperativos Edgar Gouveia Júnior com o tema “O brincar como território da diversidade”.

Em seguinda, a Profª Drª Miriam Abramovay apresentou a palestra “Violências, segurança e proteção nas escolas”, em que levou aos Congressistas um tema que, nos últimos anos, tem preocupado muito a comunidade escolar. E para finalizar o primeiro dia, a Profª Lucília Augusta Lino conduziu a palestra “Política, gestão e formação – construindo processos democráticos”.

Veja como foi e assista às palestras AQUI.

 

Segundo dia: Debates das lutas em grupos e palestra

O segundo dia do 26º Congresso do SINESP foi palco de debates sobre os eixos que norteiam a categoria dos Gestores Educacionais e seu Sindicato em suas lutas e por palestra voltada para a saúde física e mental do trabalhador.

Nos debates em grupo, os congressistas contribuiram com o aprimoramento dos eixos de luta, construídos ao longo dos 25 Congressos anteriores realizados pela categoria.

Os debates são realizados a partir dos os seguintes temas/eixos: Valorização do Trabalhador, Riqueza da Diversidade, Gestão Educacional e Repensando o Currículo.

Para fechar o dia, a médica neurologista Drª Ana Paula Peña Dias apresentou a palestra “Gestor Educacional – compreender e prevenir a Síndrome de Burnout.” O tema foi muito elogiado pelos congressistas, por tratar de situações que, infelizmente, são comuns no dia a dia das Unidades Educacionais.

Leia mais, veja imagens e assista às palestras AQUI

 

Terceiro dia: foco na formação com quatro palestras

A 26ª edição do Congresso do SINESP teve foco, no terceiro dia, para a formação dos Gestores Educacionais.

O Prof. Dr. Paulo Roberto Padilha apresentou uma palestra musicada, intitulada “A importância das relações humanas interpessoais na Gestão Escolar”, em que partiu da proximidade com o patrono da Educação Paulo Freire e levou aos gestores uma mensagem adequada por ele à realidade do dia a dia nas Unidades Educacionais.

A Profª Eliane Potiguara encantou o público presente com a palestra intitulada “A educação sob a perspectiva dos povos originários”, em que apresentou as lutas e dificuldades enfrentadas pelos povos originários no Brasil. A ativista não deixou de condenar o marco temporal, aprovado pelo Senado brasileiro no início da semana passada, e pediu apoio dos Gestores no combate a essa legislação com potencial extremamente danoso aos povos indígenas.

A Profª Drª Vera Rodrigues, com a palestra “Educação antirracista e gestão escolar – um compromisso possível?, partiu da própria história para mostrar, com dados e pesquisas, o desrespeito sistemático à implementação das legislações vigentes que determinam a educação e o letramento antirracista nas escolas brasileiras.

A conferência final, intitulada “Gestão Educacional  - a ação que faz a diferença”, foi conduzida pela Profª Lourdes Atie. Ela apontou caminhos e ideias para serem implementadas no dia a dia das Unidades Educacionais a partir de uma reflexão sobre a sociedade atual, neoliberal e hiperconectada, suas influências e consequencias na subjetividades humana, e tratou do que significa ser professor na contemporaneidade pandêmica - seu papel social e educativo, enfatizando o valor da educação pública, cada dia mais em risco.

Leia mais e assista às palestras AQUI.

 

Quarto dia: Plenária final e show

Na sexta, 29 de setembro, o 26º Congresso do SINESP fechou com a plenária final. Foi o momento de os congressistas analisarem os resultados dos debates em grupo, realizados na terça-feira.

Dele emanaram propostas de modificações e supressões nas lutas construídas nos 25 Congressos anteriores, além da inclusão de novas.

Tudo que foi aprovado nos grupos foi analisado, debatido e votado na plenária final, para comporem o rol de princípios consolidados e de lutas que basearão as ações do Sindicato no próximo período. Em breve elas serão divulgadas para o conhecimento de todos os filiados.

Depois da plenária, os Congressistas tiveram um merecido momento de cultura, divertimento e alegria num grande show, conduzido pelos cantores Sandra Sá e Sérgio Loroza.

GALERIA DE FOTOS DO ÚLTIMO DIA DO CONGRESSO

Acompanhe o site, as redes sociais e o canal do SINESP no WhatsApp

.redes sociais do sinesp facebook  redes sociais do sinesp facebook  redes sociais do sinesp facebook  redes sociais do sinesp facebook  redes sociais do sinesp linktree

JUNTOS SEGUIMOS MAIS FORTES!