Curso EaD Documentação Pedagógica

O SINESP segue com o compromisso de oferecer formação aos Gestores Educacionais com foco no dia a dia das Unidades Educacionais. O curso EaD Documentação Pedagógica: desenhando percursos vai ao encontro das necessidades das equipes gestoras, com uma formação feita sob medida pela equipe do Sindicato.

 

Curso: Documentação Pedagógica: desenhando percursos

Formato: EAD

Período de inscrição: VAGAS ENCERRADAS! (das 10h de 18/3/2024 às 18h dia 22/3/2024 ou até todas as vagas serem preenchidas)

Período de realização: 2/4/2024 a 2/6/2024

Ambiente de aprendizagem: Virtual pela plataforma EAD do SINESP

Carga horária: 20 horas -> 12 horas à distância e 8 horas em aulas síncronas

Datas e horários das aulas síncronas:  3/4, 17/4, 8/5 e 22/5 das 19h às 21h

Despacho de homologação: 24020 publicado no DOC de 15/3/2024

 

INSCREVA-SE AQUI

 

Documentação Pedagógica é instrumento potente para transformar a educação

Exercer a função de gestor na Rede Municipal de Ensino de São Paulo é uma tarefa de grande complexidade, repleta de desafios e superações que exige compromisso e empenho para cumprir a missão de qualificar a escola como centro produtor de cultura e investigação dos saberes e potencialidades dos bebês, crianças, jovens e adultos. Portanto, apropriar-se da trajetória, da história, fazer parte da construção e dos processos é fundamental para que os gestores redimensionem o papel da escola, participem da implementação, consolidação, estruturação de propostas curriculares, da reinvenção de procedimentos pedagógicos que a Educação do Séc. XXI nos exige.

Em tempos de implementação da Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil, vale destacar um estudo encomendado pela coordenação geral de Educação Infantil do Ministério da Educação e da UNESCO sobre como a Documentação Pedagógica vem sendo tratada na realidade educacional brasileira, visto que a temática é um fator importante para a qualificação do trabalho pedagógico e renovação das práticas pedagógicas, para dar suporte e estruturação e para a consolidação de propostas curriculares para a Educação Infantil. 

Refletindo sobre a importância de trazer luz à essas questões o Sindicato dos Especialistas de Educação do Ensino Público Municipal de São Paulo (SINESP) propõe o curso “Documentação Pedagógica: Desenhando Percursos”, pois entende que é um tema internacionalmente estudado nos últimos anos, que a Documentação é um potente instrumento na transformação da prática pois relaciona diferentes dimensões da ação pedagógica: currículo, avaliação, planejamento e projeto pedagógico. O processo vivido no cotidiano das U.Es  deve ser compartilhado para além de suas fronteiras, seus territórios. O diálogo e a escuta sobre essa temática levam os gestores  à ressignificação da prática, os convoca à tomada de consciência sobre o seu fazer para que possam refletir e se questionar sobre o desenho do trabalho: do processo documental à comunicação.

0
0
0
s2sdefault