O Diário Oficial do Município, na edição desta sexta-feira, 14 de fevereiro, publicou a classificação definitiva do Concurso de Acesso para Coordenador Pedagógico.

Foi uma longa luta da categoria e do SINESP para a realização do certame.

Confira a classificação AQUI.

Atualmente, a Rede Municipal de Educação tem 1038 cargos vagos de Coordenador Pedagógico.

O SINESP, em reunião com a Secretaria Municipal de Educação, no dia 10 de fevereiro de 2020, cobrou que a chamada inicial contemple todos os cargos vagos existentes e, também, celeridade no processo. Em resposta, a SME apresentou previsão de chamada para abril.


Histórico do Concurso

O SINESP, Sindicato que representa os Gestores Educacionais, tem como princípio fundador a defesa do concurso público. A luta pela realização do Concurso de Coordenador Pedagógico vem desde 2015.

Confira um pouco da história desta luta, com links para o Portal do SINESP:

2015:

Com o último concurso expirado o SINESP cobra que SME realize Concursos de Acesso para Coordenador Pedagógico assim como já vinha cobrando o de Supervisor Escolar e Diretor de Escola.

2016:

Cobrada as chamadas e cronograma do Concurso de Acesso de Supervisor Escolar e Diretor de Escola e realização do concurso de Coordenador Pedagógico nas Mesas de Negociação e em ofício junto à SME.

2017:

Agosto: SINESP cobra que SME realize concurso de Coordenador Pedagógico. Diante da Coordenadora de COGEP, o Sindicato contesta afirmação de não terem números para realização do concurso e apresenta que já existem mais de 500 cargos vagos, o que supera o mínimo previsto no Estatuto do Magistério para realização de concursos.

Setembro: Em Mesa Setorial SME atende demanda do SINESP e divulga o processo de autorização para realização do Concurso de Coordenador Pedagógico 6016.2017/0034738-5. Ao mesmo tempo também divulga o processo do concurso de ingresso para Auxiliar Técnico de Educação. Todo concurso de acesso tem junto um concurso de ingresso.

Outubro: Em audiência pública na Câmara Municipal de Educação, o SINESP rebate falas do então Secretário Municipal de Gestão, que buscou vincular a realização de concursos com a Reforma da Previdência Municipal.

Dezembro: O SINESP, em reunião com a Secretaria Municipal de Gestão sobre os concursos públicos, tem garantido que o concurso de Coordenador Pedagógico está em tramitação. É o único concurso em análise pela Gestão, após pressão feita pelo SINESP.

2018

Fevereiro: SINESP reivindica diretamente ao Secretário de Educação a publicação da Autorização para o concurso.

Maio e Agosto: Processo de autorização retorna para justificativas de necessidade. SINESP cobra da SME que a autorização seja publicada e recebe confirmação para o mês de setembro.

Setembro: Concurso de Acesso para Coordenador Pedagógico é autorizado pela Prefeitura em 28 de setembro de 2018, com 628 vagas iniciais.

2019

Maio: SME divulga o edital do Concurso de Acesso para Coordenador Pedagógico.

Julho e Agosto: SINESP realiza Ciclo de Palestras para filiados e não filiados cobrindo todo o edital do Concurso com turmas na semana e Sábado. Material foi igualmente disponibilizado no Portal do Sindicato

O histórico deste concurso ainda continuará. Com a sua homologação, chamadas e início de exercício de todos os aprovados.

A luta do SINESP é incessante!

Datas e informações do Concurso

●28 de maio de 2019 - Publicação do Edital

●4 de junho a 5 de julho de 2019 - Período de Inscrições

●1 de setembro de 2019 - Realização das Provas

●14 de novembro de 2019 - Previsão para publicação dos resultados das provas

●18 a 19 de novembro de 2019 - Prazo para interposição de recursos quanto aos resultados das provas

●3 de janeiro de 2020 - Divulgação do resultado dos recursos

●14 de fevereiro de 2020 - Resultado final após os recursos

●após classificação final - aferição para candidatos afrodescendentes

Para prestar o concurso de Coordenador Pedagógico, o edital e a Lei 14600/07 exigiram que o candidato fosse professor efetivo na rede Municipal de São Paulo e, no momento da posse, precisa comprovar três anos de docência na Rede Municipal de Educação ou complementar com experiência em outra Rede.

Veja AQUI o edital.

A formação exigida é a licenciatura plena em Pedagogia ou Especialização em Gestão Escolar de 800/1000h, conforme Deliberação do Conselho Estadual de Educação, ou Mestrado/Doutorado em Educação.

Formação

O SINESP ofertou um ciclo de palestras voltado ao concurso e, além de fazer a recepção dos novos gestores durante a fase de escolha de vagas em COGEP, realiza uma formação específica aos ingressantes, chamada Pra Começo de Conversa.

Atualmente, o Concurso de Diretor de Escola e Supervisor Escolar teve a oferta de 4 rodadas do Pra Começo de Conversa. Nova autorização está em tramitação e o SINESP já cobrou rapidez, considerando que já há 78 cargos vagos de Diretor e 25 de Supervisor Escolar.

A formação específica inicial para o cargo de Coordenador Pedagógico já está em formatação pelo SINESP. Participe!

0
0
0
s2sdefault