Educação Antirracista

Educação Antirracista - Reflexões sobre a Cultura Indígena e Afro-brasileira “Ressignificações e Resistências”

O SINESP, em parceria com o Instituto Cultiva, oferece 500 vagas em Curso EaD com 20 horas voltado para toda a equipe da Gestão Escolar, de 31 de julho a 23 de agosto de 2023.

Inscrições AQUI das 10h do dia 17/7 às 16h de 21/7 ou até completar total de vagas.

O curso será realizado em ambiente virtual de aprendizagem: plataformas moodle e google meet do Instituto Cultiva.

As 20 horas de carga horária serão divididas em 16 horas à distância e 4 horas de aulas síncronas.

DATAS DAS AULAS SÍNCRONAS

02/08 — das 19h30 às 20h30;

16/08 — das 19h30 às 21;

23/08 — das 19h30 às 21h.

Homologação: despacho número 22249, publicado no DOC de 11 de julho, p. 125.

Educação antirracista é fundamental para o respeito à diversidade e para o combate à violência às escolas

O curso Educação Antirracista - reflexões sobre a cultura indígena e afro-brasileira “ressignificações e resistências” visa à formação de Gestores e Educadores para práticas antirracistas e de valorização da diversidade, por meio de reflexões sobre a história e a cultura de povos africanos e indígenas brasileiros, com ênfase na diversidade que os caracteriza, tanto no passado quanto no presente.

Ao abarcar a diversidade, entende-se que é necessário trabalhar contra os preconceitos acerca de ideias e grupos da sociedade brasileira comumente marginalizados.

A intenção é que, por meio de estudo e pesquisa, os cursistas possam ampliar o fazer pedagógico e reagir diante da dificuldade de lidar com os desafios das relações étnico-raciais, valorizando a diversidade e desenvolvendo ações educativas para aprimorar a implementação do currículo da cidade nas Unidades Educacionais da Rede Municipal de Ensino.

A relevância em pesquisar as implicações político-pedagógicas da educação das relações étnico-raciais na prática pedagógica se dá, sobretudo, pela necessidade de uma ruptura nos moldes da educação elitista, com o objetivo de implementar, produzir e divulgar conhecimentos, atitudes, posturas e valores que possibilitem aos gestores, professores e estudantes a superação do racismo e de todas as formas de discriminação.

Imagens: Divulgação

0
0
0
s2sdefault