Conquista da Categoria

0
0
0
s2sdefault

A luta do SINESP e da categoria surtiu efeito e conseguiu as 257 assinaturas de deputados necessárias para que o requerimento de urgência do PLP do Descongelamento fosse protocolado.

Com isso o PLP 143/2020, que tem apensado o PLP21/2023, entra na ordem do dia do Plenário da Câmara dos Deputados.

Essa vitória veio depois de meses de atuação intensa, com várias viagens de Dirigentes e Conselheiros para participar de audiências públicas, sessões de Comissões e abordar Deputados e assessores parlamentares em Brasília. O envio maciço de e-mails aos parlamentares realizado pelos filiados também foi essencial!

Agora vamos manter a pressão pela aprovação do PLP 143/20 no Plenário.

Um passo importante contra a injustiça

Foi apresentado nesta segunda-feira, 9 de setembro, pelo deputado Aureo Ribeiro (SOLIDARIEDADE/RJ)  e outros, o REQ 3489/2024, que solicita regime de urgência para a apreciação do PLP 143/2020, que tem a ele apensado o PLP21/2023, de autoria da Deputada Professora Luciene Cavalcante (PSOL/SP), que determina o descongelamento do tempo de serviço de servidores públicos, sobretudo da educação, que trabalharam durante a pandemia de Covid-19, mas tiveram 583 dias subtraídos pela Lei Complementar (LC) 173/2020, do governo anterior. 

O projeto autoriza os estados, municípios e o Distrito Federal a efetuarem o pagamento retroativo de anuênios, quinquênios e licenças-prêmio, suspensos entre 28 de maio de 2020 e 31 de dezembro de 2021 pela Lei Complementar 173/2020. A concessão desses valores dependerá de lei autorizativa do ente e disponibilidade orçamentária. A lei deverá indicar o impacto orçamentário da medida, sem transferência de encargo financeiro a outro ente.

Conquista vem depois de meses de trabalho intenso e articulações

Desde a aprovação da LC 173/2020, que promoveu uma grande injustiça contra os servidores públicos que trabalharam na Pandemia de Covid-19, o SINESP vem lutando pela revogação do texto.

As ações foram intensificadas a partir de 2022, com idas frequentes a Brasília de Dirigentes e de Conselheiros do SINESP, que tiveram atuações determinantes para o avanço da tramitação do PLP do Descongelamento na Comissão de Administração e Serviço Público (CASP), na Comissão de Finanças e Tributação (CFT) e na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados. A aprovação nas três comissões da Câmara no final de 2023 deixou o PLP apto para ser votado pelo Plenário.

Começou, então, a articulação do SINESP para conseguir o número necessário de assinaturas para um requerimento de urgência que colocasse o PLP do Descongelamento na ordem do dia para apreciação urgente e votação no Plenário da Câmara. Nesse momento, o SINESP convocou a categoria para enviar e-mails a todos os deputados cobrando a assinatura do requerimento. A união da categoria deu resultado e o número de assinaturas foi alcançado.

Próximos passos

O requerimento será deliberado pelo Plenário da Câmara e, para ser aprovado, requer o apoio de, pelo menos, 257 deputados.

O SINESP conta com a categoria para seguir pressionando os deputados pela aprovação do PLP do Descongelamento.

Só assim conseguiremos a correção de uma injustiça histórica cometida contra servidores públicos que estiveram na linha de frente durante os piores meses da pandemia de Covid-19, colocando em risco as próprias vidas para servir a sociedade.

O SINESP segue lutando pela manutenção e pela ampliação dos Direitos da Categoria.

JUNTOS SEGUIMOS MAIS FORTES!

Acompanhe o site, as redes sociais e o canal do SINESP no WhatsApp

.redes sociais do sinesp facebook  redes sociais do sinesp facebook  redes sociais do sinesp facebook  redes sociais do sinesp facebook  redes sociais do sinesp linktree

JUNTOS SEGUIMOS MAIS FORTES!