Seminário do SINESP: Registros e documentação para o final de ano

Realizado nos dias 4, 5, 6 e 7 de dezembro, o seminário “Registros e documentação para o final de ano: como deixar a unidade educacional em ordem com sua documentação” fez parte de uma grade de formações específicas oferecidas pelo SINESP para fortalecer a Gestão Educacional com temas que contemplam o dia a dia das UEs.

Os temas abordados em cada encontro foram:

  1. Bens patrimoniais e verbas;
  2. Documentação de acompanhamento das aprendizagens;
  3. Finalização de registros pedagógicos e administrativos;
  4. Organização da documentação escolar e ação supervisora. 

Veja mais AQUI

 

Seminário “Gestão Escolar e relações interpessoais: gerenciando e potencializando diálogos”

Realizado nos dias 24 e 31 de outubro; 7 e 14 de novembro, contou com quatro encontros muito produtivos, em que os filiados aprofundaram debates e compreensões a partir da exposição da advogada especializada em negociação e resolução de conflitos Sandra Bayer, Mestre e Doutora em Direito Civil pela USP, e dos apontamentos, experiências e comentários dos Gestores Marcelo Betcher (Diretor de Escola), Christiana Lazzeta (Coordenadora Pedagógica) e Rosana Reimberg (Coordenadora Pedagógica aposentada), com a mediação das Dirigente Sindicais Letícia Grisólio Dias (Supervisora Escolar) e Edilene de Fátima Clemente (Assistente de Diretor de Escola).

Veja mais AQUI

 

Curso SINESP e Instituto Cultiva: O Gestor Educacional e as Práticas de Registro e Análise da Documentação Pedagógica Como Perspectiva de Uma Avaliação com Foco no Desenvolvimento das Aprendizagens

O SINESP, em parceria com o Instituto Cultiva, ofereceu 500 vagas, sendo 50 vagas por turma, em Curso EaD com 20 horas voltado para toda a equipe da Gestão Escolar.

ReaRealizado de 16 de outubro a 18 de novembro de 2023 em ambiente virtual pelo google meet do Instituto Cultiva, foi direcionado aos Assistentes de Diretor de Escola, Coordenadores Pedagógicos, Diretores de Escola e Supervisores Escolares.

Veja mais AQUI

 
Seminário SINESP: “Uso de verbas nas escolas, destinos e possíveis questões jurídicas”
 
O Sindicato organizou esse momento formativo para os Gestores Educacionais, sobre finalidade e utilização das verbas, para atender uma necessidade manifestada pela categoria.
 
O uso dos recursos financeiros que as APMs recebem para o desenvolvimento do processo pedagógico e do trabalho nas Unidades Educacionais, como PTRF, PDDE e Adiantamento Bancário, gera preocupações e dúvidas para a categoria e a comunidade escolar.
Temas e dias:
 
12/9 – PTRF – Perspectivas das DREs
 
14/9 - Verbas diversas – Perspectivas dos Gestores Educacionais
 
19/9 – Verbas – Embasamento legal
 
21/9 – Debate, exposição e retirada de dúvidas

 

Transtorno do Espectro Autista (TEA) e papel da Equipe Gestora é tema de curso EaD do SINESP

Realizado em parceria com o Instituto Cultiva, o Curso "O DIAGNÓSTICO DE TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO “TEA” - O PAPEL DA EQUIPE GESTORA NA PROMOÇÃO E MEDIAÇÃO DE AÇÕES INCLUSIVAS NA ESCOLA" tem 20 horas, sendo 16 horas à distância e 4 horas em 2 aulas síncronas. 

Saiba mais AQUI.

 

●Curso EaD de Educação Antirracista

Educação Antirracista - Reflexões sobre a Cultura Indígena e Afro-brasileira “Ressignificações e Resistências” - O SINESP, em parceria com o Instituto Cultiva, oferece 500 vagas em Curso EaD com 20 horas voltado para toda a equipe da Gestão Escolar, de 31 de julho a 23 de agosto de 2023.

Inscrições até 21/7 ou até completar total de vagas.

Para saber mais clique AQUI. 

 

Cursos de aperfeiçoamento e extensão em parceria com a Faculdade São Luís

O filiado do SINESP que se interessar poderá escolher UMA das opções da grade de Cursos EaD de extensão universitária e aperfeiçoamento.

A formação é promovida pelo SINESP em parceria com a Faculdade de Educação São Luís (credenciada pelo MEC Portaria nº 62 de 16/01/2002)

Período de realização dos cursos: início em 24/7/2023 com prazo para término em 23/9/2023.

Prazo para inscrições: até 18/7/2023 ou até o esgotamento das vagas.

Para saber mais clique AQUI.

 

●Mediação de Conflitos na Escola é tema de formação do SINESP para ADs, CPs, Diretores e Supervisores

Realizado pelo SINESP em parceria com o Instituto Cultiva, o curso EAD Mediação de conflitos na escola: desafios e compromissos dos Gestores Educacionais tem como foco preparar os profissionais da educação para ações em que todos os agentes escolares sejam protagonistas na elaboração de práticas de mediação, com o desenvolvimento de equipes e redes que possam proporcionar uma convivência democrática, pacífica e tolerante entre todos nas Unidades Educacionais.
Saiba AQUI mais sobre o curso e o período de inscrições e realização.

 

●Pra início de conversa: SINESP promove curso de formação inicial para ADs, Diretores e Supervisores

Sempre comprometido com a excelência da Gestão Educacional na RME, o SINESP oferece aos Assistentes de Diretor de Escola, Diretores de Escola e Supervisores Escolares recém-ingressantes na carreira, filiados ao Sindicato ou não, um Curso de Formação Inicial de alto nível, com carga horária de 8 horas, cuidadosamente preparado com informações e conteúdos essenciais para o dia a dia desses profissionais.

De 21 a 28 de junho de 2023 - Saiba mais AQUI. 

 

Curso EaD do SINESP prepara Gestores para valorização das diferenças e inclusão

Realizado em parceria com o Instituto Cultiva, o curso intitulado O papel do gestor educacional na valorização das diferenças e inclusão de todos tem como foco a atuação da Equipe Gestora dentro de uma perspectiva de ação democrática pautada pelos princípios da Inclusão e da Diversidade, abrindo espaços e promovendo trocas de experiências a partir da valorização das diferenças e inclusão de todos.

Saiba mais AQUI.

 

●Pra inicio de conversa: Curso do SINESP de formação inicial para Coordenadores Pedagógicos  

●O SINESP oferece aos Coordenadores Pedagógicos que ingressaram recentemente na carreira e se filiaram ao Sindicato, um Curso de Formação Inicial de alto nível, com carga horária de 8 horas, especialmente preparado para abrir portas, com informações e conteúdos essenciais.

O curso tem como proposta dialogar sobre as rotinas pedagógicas e fazeres dos Coordenadores Pedagógicos a partir de uma visão crítica e reflexiva quanto a uma ação pautada nos princípios da gestão democrática.

Saiba mais AQUI.

 

●Curso EaD de aperfeiçoamento e extensão universitária

Os filiados podem escolher um das opções da grade do Curso EaD de extensão universitária e aperfeiçoamento promovido pelo SINESP em parceria com Faculdade de Educação São Luis (credenciada pelo MEC Portaria nº 62 de 16/01/2002). 

No total, são 250 vagas nos cursos EaD desenvolvidos em ambientes virtuais, oportunizando enriquecimento profissional e contando pontos para evolução funcional e por merecimento nas referências finais.

  • Período de realização dos cursos:início10/4/2023 com prazo para término em 10/6/2023.
  • Período de inscrição: 3 e 4 de abril/202

Para saber mais clique AQUI.

 

●Curso EaD “Acompanhamento das aprendizagens dos bebês, crianças, adolescentes, jovens e adultos e sua interface com a formação de gestores”

Homologado pela SME (Despacho nº 23022, publicado no DOC de 17/3/23, pag 171).

Promovido pelo SINESP entre 3 e 29 de abril, em parceria com o Instituto Cultiva, o curso oferece 500 vagas a serem preenchidas por ordem de inscrição.

Os participantes serão organizados em 10 turmas com 50 alunos.

Inscrições de 22 de março até as 15h de 24 de março

Para saber mais clique AQUI.

 

●Formação em Rede do SINESP na Quarta-feira de Cinzas 2023

●Curso com o tema “Trabalho colaborativo da equipe gestora com foco nas aprendizagens”, com carga horária de 4 horas realizado no dia no dia 22 de fevereiro/23, com acesso liberado a todos os filiados.

●Promovido na modalidade à distância, na plataforma EAD do SINESP - https://ead.sinesp.org.br, organizado pelo Sindicato em parceria com o Instituto Cultiva, sob coordenação do sociólogo e educador Rudá Ricci.

●Com certificação aos participantes que realizaram a atividade avaliativa (certificado disponibilizado na própria plataforma).

●Dia considerado como de trabalho para os participantes, condicionado à obtenção e apresentação do certificado!

Saiba mais AQUI.

0
0
0
s2sdefault