Seminário do SINESP: Registros e documentação para o final de ano

Realizado nos dias 4, 5, 6 e 7 de dezembro, o seminário “Registros e documentação para o final de ano: como deixar a unidade educacional em ordem com sua documentação” fez parte de uma grade de formações específicas oferecidas pelo SINESP para fortalecer a Gestão Educacional com temas que contemplam o dia a dia das UEs.

Os temas abordados em cada encontro foram:

  1. Bens patrimoniais e verbas;
  2. Documentação de acompanhamento das aprendizagens;
  3. Finalização de registros pedagógicos e administrativos;
  4. Organização da documentação escolar e ação supervisora. 

Veja mais AQUI

 

Seminário “Gestão Escolar e relações interpessoais: gerenciando e potencializando diálogos”

Realizado nos dias 24 e 31 de outubro; 7 e 14 de novembro, contou com quatro encontros muito produtivos, em que os filiados aprofundaram debates e compreensões a partir da exposição da advogada especializada em negociação e resolução de conflitos Sandra Bayer, Mestre e Doutora em Direito Civil pela USP, e dos apontamentos, experiências e comentários dos Gestores Marcelo Betcher (Diretor de Escola), Christiana Lazzeta (Coordenadora Pedagógica) e Rosana Reimberg (Coordenadora Pedagógica aposentada), com a mediação das Dirigente Sindicais Letícia Grisólio Dias (Supervisora Escolar) e Edilene de Fátima Clemente (Assistente de Diretor de Escola).

Veja mais AQUI

 

Curso SINESP e Instituto Cultiva: O Gestor Educacional e as Práticas de Registro e Análise da Documentação Pedagógica Como Perspectiva de Uma Avaliação com Foco no Desenvolvimento das Aprendizagens

O SINESP, em parceria com o Instituto Cultiva, ofereceu 500 vagas, sendo 50 vagas por turma, em Curso EaD com 20 horas voltado para toda a equipe da Gestão Escolar.

ReaRealizado de 16 de outubro a 18 de novembro de 2023 em ambiente virtual pelo google meet do Instituto Cultiva, foi direcionado aos Assistentes de Diretor de Escola, Coordenadores Pedagógicos, Diretores de Escola e Supervisores Escolares.

Veja mais AQUI

 
Seminário SINESP: “Uso de verbas nas escolas, destinos e possíveis questões jurídicas”
 
O Sindicato organizou esse momento formativo para os Gestores Educacionais, sobre finalidade e utilização das verbas, para atender uma necessidade manifestada pela categoria.
 
O uso dos recursos financeiros que as APMs recebem para o desenvolvimento do processo pedagógico e do trabalho nas Unidades Educacionais, como PTRF, PDDE e Adiantamento Bancário, gera preocupações e dúvidas para a categoria e a comunidade escolar.
Temas e dias:
 
12/9 – PTRF – Perspectivas das DREs
 
14/9 - Verbas diversas – Perspectivas dos Gestores Educacionais
 
19/9 – Verbas – Embasamento legal
 
21/9 – Debate, exposição e retirada de dúvidas

 

Transtorno do Espectro Autista (TEA) e papel da Equipe Gestora é tema de curso EaD do SINESP

Realizado em parceria com o Instituto Cultiva, o Curso "O DIAGNÓSTICO DE TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO “TEA” - O PAPEL DA EQUIPE GESTORA NA PROMOÇÃO E MEDIAÇÃO DE AÇÕES INCLUSIVAS NA ESCOLA" tem 20 horas, sendo 16 horas à distância e 4 horas em 2 aulas síncronas. 

Saiba mais AQUI.

 

●Curso EaD de Educação Antirracista

Educação Antirracista - Reflexões sobre a Cultura Indígena e Afro-brasileira “Ressignificações e Resistências” - O SINESP, em parceria com o Instituto Cultiva, oferece 500 vagas em Curso EaD com 20 horas voltado para toda a equipe da Gestão Escolar, de 31 de julho a 23 de agosto de 2023.

Inscrições até 21/7 ou até completar total de vagas.

Para saber mais clique AQUI. 

 

Cursos de aperfeiçoamento e extensão em parceria com a Faculdade São Luís

O filiado do SINESP que se interessar poderá escolher UMA das opções da grade de Cursos EaD de extensão universitária e aperfeiçoamento.

A formação é promovida pelo SINESP em parceria com a Faculdade de Educação São Luís (credenciada pelo MEC Portaria nº 62 de 16/01/2002)

Período de realização dos cursos: início em 24/7/2023 com prazo para término em 23/9/2023.

Prazo para inscrições: até 18/7/2023 ou até o esgotamento das vagas.

Para saber mais clique AQUI.

 

●Mediação de Conflitos na Escola é tema de formação do SINESP para ADs, CPs, Diretores e Supervisores

Realizado pelo SINESP em parceria com o Instituto Cultiva, o curso EAD Mediação de conflitos na escola: desafios e compromissos dos Gestores Educacionais tem como foco preparar os profissionais da educação para ações em que todos os agentes escolares sejam protagonistas na elaboração de práticas de mediação, com o desenvolvimento de equipes e redes que possam proporcionar uma convivência democrática, pacífica e tolerante entre todos nas Unidades Educacionais.
Saiba AQUI mais sobre o curso e o período de inscrições e realização.

 

●Pra início de conversa: SINESP promove curso de formação inicial para ADs, Diretores e Supervisores

Sempre comprometido com a excelência da Gestão Educacional na RME, o SINESP oferece aos Assistentes de Diretor de Escola, Diretores de Escola e Supervisores Escolares recém-ingressantes na carreira, filiados ao Sindicato ou não, um Curso de Formação Inicial de alto nível, com carga horária de 8 horas, cuidadosamente preparado com informações e conteúdos essenciais para o dia a dia desses profissionais.

De 21 a 28 de junho de 2023 - Saiba mais AQUI. 

 

Curso EaD do SINESP prepara Gestores para valorização das diferenças e inclusão

Realizado em parceria com o Instituto Cultiva, o curso intitulado O papel do gestor educacional na valorização das diferenças e inclusão de todos tem como foco a atuação da Equipe Gestora dentro de uma perspectiva de ação democrática pautada pelos princípios da Inclusão e da Diversidade, abrindo espaços e promovendo trocas de experiências a partir da valorização das diferenças e inclusão de todos.

Saiba mais AQUI.

 

●Pra inicio de conversa: Curso do SINESP de formação inicial para Coordenadores Pedagógicos  

●O SINESP oferece aos Coordenadores Pedagógicos que ingressaram recentemente na carreira e se filiaram ao Sindicato, um Curso de Formação Inicial de alto nível, com carga horária de 8 horas, especialmente preparado para abrir portas, com informações e conteúdos essenciais.

O curso tem como proposta dialogar sobre as rotinas pedagógicas e fazeres dos Coordenadores Pedagógicos a partir de uma visão crítica e reflexiva quanto a uma ação pautada nos princípios da gestão democrática.

Saiba mais AQUI.

 

●Curso EaD de aperfeiçoamento e extensão universitária

Os filiados podem escolher um das opções da grade do Curso EaD de extensão universitária e aperfeiçoamento promovido pelo SINESP em parceria com Faculdade de Educação São Luis (credenciada pelo MEC Portaria nº 62 de 16/01/2002). 

No total, são 250 vagas nos cursos EaD desenvolvidos em ambientes virtuais, oportunizando enriquecimento profissional e contando pontos para evolução funcional e por merecimento nas referências finais.

  • Período de realização dos cursos:início10/4/2023 com prazo para término em 10/6/2023.
  • Período de inscrição: 3 e 4 de abril/202

Para saber mais clique AQUI.

 

●Curso EaD “Acompanhamento das aprendizagens dos bebês, crianças, adolescentes, jovens e adultos e sua interface com a formação de gestores”

Homologado pela SME (Despacho nº 23022, publicado no DOC de 17/3/23, pag 171).

Promovido pelo SINESP entre 3 e 29 de abril, em parceria com o Instituto Cultiva, o curso oferece 500 vagas a serem preenchidas por ordem de inscrição.

Os participantes serão organizados em 10 turmas com 50 alunos.

Inscrições de 22 de março até as 15h de 24 de março

Para saber mais clique AQUI.

 

●Formação em Rede do SINESP na Quarta-feira de Cinzas 2023

●Curso com o tema “Trabalho colaborativo da equipe gestora com foco nas aprendizagens”, com carga horária de 4 horas realizado no dia no dia 22 de fevereiro/23, com acesso liberado a todos os filiados.

●Promovido na modalidade à distância, na plataforma EAD do SINESP - https://ead.sinesp.org.br, organizado pelo Sindicato em parceria com o Instituto Cultiva, sob coordenação do sociólogo e educador Rudá Ricci.

●Com certificação aos participantes que realizaram a atividade avaliativa (certificado disponibilizado na própria plataforma).

●Dia considerado como de trabalho para os participantes, condicionado à obtenção e apresentação do certificado!

Saiba mais AQUI.

Cursos EAD 2022 - Participe!

O SINESP disponibiliza uma série de cursos EAD para que os filiados estejam cada vez mais atualizados e por dentro dos grandes temas do momento. 

Confira os temas, as datas de inscrição e o período dos cursos. E participe!

 

Próximos Cursos 

Aguarde 

Cursos realizados em 2022

Livre escolha para os filiados inscritos nos Cursos gratuitos realizados em parceria com a Faculdade de Educação São Luis – Total de 250 vagas.

SINESP renova a parceira com a Faculdade de Educação São Luís (credenciada pelo MEC Portaria nº 62 de 16/01/2002) para oferecer cursos de extensão universitária e aperfeiçoamento para os gestores educacionais filiados.

São 250 vagas em cursos EaD desenvolvidos em ambientes virtuais, oportunizando enriquecimento profissional e evolução funcional e por merecimento.

Período de inscrição: 20/10/2022 a 26/10/2022.

Período de realização: 01/11/2022 a 17/12/2022

Para saber mais clique AQUI.

 

CFCL-SINESP promover curso online de “Introdução ao pensamento político de Fanon”

Livro clássico do psiquiatra e filósofo político martinicano Frantz Fanon, com foco na ótica pós-colonialista, embasa curso do CFCL-SINESP direcionado para a educação antirracista.

Luta contra o colonialismo e o racismo

O CFCL-SINESP contou com o Prof. Dr. Douglas Rodrigues Barros na ministração do curso Introdução ao pensamento político de Fanon – abordagem analítica da obra Pele negra, máscaras brancas.

Frantz Omar Fanon é um dos pensadores mais importantes do século XX. Psiquiatra, filósofo e cientista social, travou uma batalha intensa contra o colonialismo e o racismo, deixando uma das obras mais importantes para a educação antirracista e a emancipação do povo preto.

Na obra Pele negra, máscaras brancas, Fanon prega que o homem negro precisa descolonizar-se para viver com plenitude.

O pensador pondera que o grande desejo do homem negro é “ser humano”. Em uma construção polêmica, mas muito bem embasada, Fanon opina que esse “ser humano” almejado seria, na verdade, uma “cópia” do homem branco.

Veja mais AQUI.

 

●Curso EaD SINESP aborda desafios para construção de um trabalho democrático na RME

“O GESTOR EDUCACIONAL – ‘IMPLICAÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DE UM TRABALHO PEDAGÓGICO DEMOCRÁTICO NO COTIDIANO DA RMESP’: EMBATES, DESAFIOS, PERSPECTIVAS E COMPLEXIDADES” - DESPACHO DE HOMOLOGAÇÃO Nº 22122 - Publicado no DOC de 06/07/2022 – p. 41.

300 vagas em curso EAD de 20 horas, sendo 12h à distância e 8h em aula síncrona.

Realizado a através da Plataforma EaD do SINESP - https://ead.sinesp.org.br - com aulas síncronas pelo Google Meet.  

Inscrição de 07/07 a 15/07/2022.

Período de realização: 01/08/2022 a 30/09/2022

Para mais informações clique AQUI.

 

●CURSOS EAD DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E APERFEIÇOAMENTO

Livre escolha para os filiados inscritos nos Cursos gratuitos realizados em parceria com a Faculdade São Luiz – Total de 250 vagas.

O SINESP renova a parceira com a Faculdade de Educação São Luís (credenciada pelo MEC Portaria nº 62 de 16/01/2002) para oferecer cursos de extensão universitária e aperfeiçoamento para os gestores educacionais filiados.

São 250 vagas em cursos EaD desenvolvidos em ambientes virtuais, oportunizando enriquecimento profissional e evolução funcional e por merecimento.

●Período de inscrição: 6 a 13 de julho de 2022

●Perído de realização: 25/07/2022 a 22/09/2022

Depois de efetivada a inscrição, o filiado receberá um e-mail da faculdade com todas as informações sobre o curso e sobre a retirada do certificado, que será de inteira responsabilidade da Faculdade de Educação São Luís.

Veja mais AQUI.

No ato da inscrição pelo site do SINESP, os filiados deverão optar apenas por UM dos cursos abaixo relacionados:

FSL Jul 22 Cursos

 

●Curso EaD aborda Transtorno Autista (TEA) e papel da Equipe Gestora

O Curso "O DIAGNÓSTICO DE TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO “TEA” - O PAPEL DA EQUIPE GESTORA NA PROMOÇÃO E MEDIAÇÃO DE AÇÕES INCLUSIVAS NA ESCOLA" Tem parceria com o Instituto Cultiva com 20 horas e 2 aulas síncronas.

Direcionado aos Gestores Educacionais (Supervisores, Diretor de Escola, Coordenador Pedagógico e Assistente de Diretor) – De 13 de junho a 09 de julho/22 (https://cultiva.moodlep.com.br/login/index.php).

Inscrições de 23/05 até 01/06/22  - 250 vagas.

Certificação: conceito p ou s pela participação e envolvimento, frequência de 100%, realização de atividade obrigatória, participação nas aulas síncronas e fóruns.

HIOMOLOGADO SME: DESPACHO Nº 22058.

VEJA MAIS AQUI

 

O Papel do Gestor Educacional na Valorização das Diferenças e Inclusão de Todos

Oferecido pelo SINESP em parceria com o Instituto Cultiva. Já homolgado pela SME, foca a atuação da Equipe Gestora dentro de uma perspectiva de ação democrática e é dirigido a todos os Gestores Educacionais – supervisores, diretores de escola, assistentes de diretor e coordenadores pedagógicos.

SAIBA MAIS AQUI.

>>> Inscrições AQUI das 10h do dia 26 de abril até as 12h do dia 2 de maio;

>>> Vagas: 250 (50 gestores por turma);

>>> Carga Horária: 20 horas; 16 horas à distância e 4 horas em aulas síncronas;

>>> De 16/5 a 11/6, pelas plataformas Moodle e Google Meet do Instituto Cultiva;

>>> Aulas síncronas obrigatórias em 16/5 e 6/6, das 19h às 21h.

 

Curso EaD OS PROCESSOS FORMATIVOS DOCENTES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A GESTÃO EDUCACIONAL

promovido a partir da parceria do SINESP com o Instituto Cultiva, coordenado pelo sociólogo e educador Rudá Ricci, e homologado pela SME.

VEJA MAIS AQUI.

 

Curso “Pra início de Conversa” para Supervisores, Diretores e Assistentes de Diretor com curso de formação

O curso Pra Início de Conversa para Supervisores, Diretores Escolares e Assistentes de Diretor, promovido pelo SINESP, oferece aos novos integrantes da carreira de Gestor Educacional a oportunidade de terem contato com as tarefas e desafios do dia a dia nas escolas da RME.

São oito horas de formação montada e coordenada por profissionais experientes na Rede e estudiosos da Gestão Escolar. O objetivo é apresentar temas recorrentes na rotina das Unidades Educacionais.

>>>Vagas: 50 - Sem Certificação

>>>Data de Realização: 18/05 a 25/05/22 pela plataforma EAD SINESP - https://ead.sinesp.org.br/.

>>>Aulas Síncronas: Dias 18, 20 e 25 de maio de 2022, das 18h às 20h30.

VEJA MAIS AQUI.

 

Curso “Pra início de Conversa” para Coordenadores Pedagógicos

●As boas-vindas do Sindicato representante dos Gestores Educacionais, o SINESP, aos profissionais que acessam a carreira é sempre em alto nível, e o Curso de Formação Inicial está no topo das preocupações.

●O fortalecimento da formação e da prática profissional é uma necessidade à qual o SINESP responde com a os cursos e atividades qualificados e únicos que oferece aos filiados.

O curso Pra Início de Conversa será realizado através da Plataforma EaD do SINESP.  SAIBA MAIS AQUI.

 

● CURSO na Quarta-feira de Cinzas: “O gestor educacional como articulador da participação social nos diferentes colegiados educacionais, rede de apoio e equipamentos socioculturais no território”

Carga Horária: 4 Horas

O SINESP enviará até o dia 25 de fevereiro um email a todos com explicações sobre o acesso à plataforma, o login e a senha.

Realização 02/03/22

O curso será realizado na plataforma do EAD do SINESP.

A participação na formação substitui a presença no local de trabalho no dia 02 de março (Quarta-feira de cinzas).

Todos os filiados podem participar, porém só terá direito ao certificado os que realizarem a tarefa avaliativa, que consiste em responder uma questão conclusiva ao final do curso.

VEJA MAIS AQUI.

 

CURSOS EAD DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E APERFEIÇOAMENTO

100 bolsas de estudo gratuitas para filiados

O SINESP renova a parceira com a Faculdade de Educação São Luís (credenciada pelo MEC Portaria nº 62 de 16/01/2002) para neste ano oferecer novamente bolsas de estudo para os gestores educacionais filiados.

São mais 100 vagas em cursos de extensão universitária EaD desenvolvidos em ambientes virtuais, oportunizando enriquecimento profissional e evolução funcional e por merecimento. Os cursos de aperfeiçoamento são voltados para as referências QPE 23 e QPE 24. Os demais cursos para todas as referências. 

●Perído de inscrição: 14/02 a 22/02/2022, clique aqui

●Perído de realização: 03/03/2022 a 29/04/2022

Depois de efetivada a inscrição, o filiado receberá um e-mail da faculdade com todas as informações sobre o curso e sobre a retirada do certificado, que será de inteira responsabilidade da Faculdade de Educação São Luís.

No ato da inscrição pelo site do SINESP, os filiados deverão optar apenas por UM dos cursos abaixo relacionados (São Luis ou Unicvest):

Novo curso: BNCC-BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR 100h  - Esse curso de extensão em BNCC- Base Nacional Comum Curricular será oferecido e certificado pela UNICVEST, os demais abaixo pela Faculdade de Educação São Luis. 

tabela cursos sinesp

  

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES SOBRE CURSOS EaD

CURSISTAS ATENÇÃO ÀS MUDANÇAS NOS CRITÉRIOS PARA CERTIFICAÇÃO!

ORIENTAÇÃO AOS PARTICIPANTES DOS CURSOS HOMOLOGADOS PELA SME/COPED/NTF E PROMOVIDOS PELO SINESP

Os cursos do SINESP têm como público-alvo os gestores educacionais filiados ao SINESP. As inscrições para as vagas disponíveis para cada curso serão feitas no nosso site www.sinesp.org.br em períodos específicos e divulgadas com antecedência.

 INSCRIÇÕES 
1 – As inscrições para os cursos serão confirmadas por e-mail enviado pelo SINESP e/ou pela Instituição parceira (verifique inclusive a caixa de SPAM do seu e-mail).

2 - Caso você não receba a confirmação entre em contato com o SINESP, pelo número de telefone 3116-8400/3255-9794 ou pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. antes da data prevista para o inicio do curso.

 PARTICIPAÇÃO NO CURSO (20 horas - presencial ou à distância) 
1-O (a) cursista que deixar de realizar qualquer atividade proposta na plataforma, dentro dos prazos estipulados, comprometerá sua certificação na formação.

2- O (a) cursista deverá realizar todas as atividades propostas nos cursos, que incluem: leitura de texto base/guia para cada módulo, simulados, fórum de discussão, aulas síncronas e postagem de atividade reflexiva. É de sua responsabilidade ter conhecimento e atender o cronograma estipulado em cada curso.

3- No caso dos cursos de EAD, mesmo tendo acesso à Ambiente Virtual de Aprendizagem, o (a) cursista (a) que não comparecer à aula presencial ou não participar de todas aulas síncronas OBRIGATÓRIAS, segundo o edital de homologação, não terá direito à certificação.

 CERTIFICAÇÃO 
Conforme o Edital nº 1, de 29/01/2021 – SME/COPED/NTF, será certificado o (a) cursista que:

  • realizar as atividades propostas, de acordo com a modalidade de formação;
  • apresentar conceito mínimo (S) satisfatório pela participação e envolvimento;
  • ter 100% de frequência no curso e realizar atividade obrigatória proposta.

Fique atento às datas das aulas síncronas para não prejudicar sua certificação.

Após o término do curso os documentos comprobatórios serão elaborados e enviados para SME que fará a análise e cadastro no EOL.

Os certificados serão emitidos pelo SINESP após a devolutiva da SME e enviados via e-mail para todos os aprovados.

 CANCELAMENTO DE INSCRIÇÃO REALIZADA 
Pedimos que o cancelamento da inscrição pelo (a) cursista seja feito até 2 dias antes do início do curso pelo telefone 3116-8400 setor de informática ou pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., a fim de liberar da vaga para outros interessados e evitar oneração desnecessária ao Sindicato.

 

_______________________________________________________________________________________________________________________________

Cursos já realizados

O SINESP já nasceu na luta!

E vai ficar mais forte com a sua participação!

A luta em defesa da carreira do magistério foi um dos principais elementos que levaram à criação do SINESP, em 1992. Desde então a luta continuou e levou a diversas vitórias, como a realização do concurso, da chamada e da escolha em que você participou,

Na origem do SINESP está a discussão do Estatuto do Magistério, ocasião em que o Governo propôs a eleição para os cargos de Diretor de Escola e de Coordenador Pedagógico, usando o argumento de tornar a escola mais democrática. Não considerou que o concurso era garantia de democracia, fruto de avanço político contra o clientelismo e o apadrinhamento.

Houve uma mobilização muito forte dos Especialistas de Educação e de toda a comunidade escolar, em que todos saíram em defesa da carreira, ou seja, do Concurso Público. A partir desta luta, o SINESP foi criado e realizou diversas outras em defesa dos direitos da categoria e da educação de qualidade.

Um Sindicato cidadão

O SINESP se ocupa praticamente de tudo o que se passa na educação municipal.

Questiona, negocia, sugere e denuncia e não para nisso. Pratica um sindicalismo sério, que não se restringe às questões corporativas.

Considera a gestão das verbas públicas, as questões profissionais, as boas condições de trabalho, a valorização do educador e o direito do aluno à aprendizagem como determinantes para a uma Escola Pública de qualidade.

A formação permanente e qualificada dos estores Educacionais é parte dessa equação que o SINESP resolve com a oferta de inúmeros cursos de formação profissional e política ao longo do ano, complementados por atividades culturais e lúdicas.

Lutas Permanentes  

O SINESP encampa inúmeras lutas permanentes, resultantes das discussões e votações realizadas em nos Congressos da categoria – veja AQUI.

 

Conte com o SINESP sempre! Junte-se a quem luta com Você!

Para se filiar e fazer parte dessa equipe, clique AQUI.

 

Materiais para os Coordenadores Pedagógicos:

● 1 MÓDULO Docente Elizabete Baptista de Godoy PDF

● 1 MÓDULO Docente Elizabete Baptista de Godoy POWERPOINT

● 1 Ofélia Reveco - Participação como forma de viver - Docente Elizabete Baptista de Godoy

● Vídeo: O QUE CARACTERIZA UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA- VITOR PARO - Nova Escola - Docente Elizabete Baptista de Godoy

● 2 MÓDULO Docente Maria de Lourdes T. De Oliveira

● 2 MÓDULO TEXTO Docente Maria de Lourdes T. De Oliveira

● Vídeo: MÚSICA DIA ESPECIAL do GRUPO POUCA VOGAL - Docente Maria de Lourdes T. De Oliveira

● 3 MÓDULO Docente Marilene Sales de Melo PDF

● 3 MÓDULO Docente Marilene Sales de Melo POWERPOINT

3 MÓDULO - Instrumento de Organização e Registro - Docente Marilene Sales de Melo

 

Materiais para Diretores e Supervisores Escolares:

Docente Ana Maria Dünkel Bonalumi: O Gestor Educacional na Escola Pública.

● Docente Silvio Guarde: Atuação do Supervisor Escolar na DRE: Compartilhando experiências

● Docente Ana Maria Vilas: O Supervisor na Unidade Educacional

● Docente Paulo Silvio Ferreira: Gestão administrativa

● Docente Christian de Mello Sznick: Gestão Financeira

 

 

Anexos:

● Como Pesquisar a Legislação

● Hierarquia das Leis No Brasil

● Manual de Gestão de Pessoas

● Manual de Normas e Procedimentos Secretaria Municipal de Educação

 

 

 

Por Emilia Cipriano Sanches

"Muita gente pequena
em lugares pequenos
fazendo coisas pequenas
pode mudar o mundo"
Eduardo Galeano

 

Sábado de manhã, muitas ações nesta cidade tão grande que é São Paulo. Com tantos movimentos acontecendo, destaca-se, neste dia, um encontro especial para os gestores das Escolas Municipais. Um grupo pequeno, mas com uma enorme ousadia, que desafiava-se a construir uma história de autoria fundamentada no desejo de produzir, sistematizar e socializar seu conhecimento revelando suas práticas, a serviço da qualidade da Escola Pública.

RedeAutora 3

Como diz GALEANO, na epígrafe inicial, talvez conversando com o poeta Manoel de Barros, fazedor de manhãs, que também tira o lirismo das pequenezas. É na miudeza das ações, no aconchego de nosso canto, que nossos atos transformam uma sociedade. Sendo assim, trago nesta conversa nosso patrono PAULO FREIRE (1996) dizendo em sua obra que “a alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria”, assim foi nossa manhã de muita sabedoria.

Ser gestor na educação pública implica em muitos desafios para que a escola garanta o acesso e a permanência de qualidade aos nossos bebês, crianças e jovens, mobilizando toda a comunidade escolar em torno de um Projeto em comum. Função essa necessária à articulação de todo o trabalho desenvolvido na escola, muitas vezes sem a devida condição de trabalho que se revela como desafios de sua prática. Neste coletivo, é possível pensar nas diversas vivências que tragam os princípios políticos, éticos e estéticos apontados em nossas diretrizes curriculares.

Muitos acreditam que os educadores e pesquisadores são grupos distintos e com poucas relações entre si. Dessa forma, este evento valoriza o saber da Rede, acreditando que é na ação que podemos transformar contextos, incentivando a produção de conhecimento acadêmico e científico com os saberes da prática e do chão da escola. As temáticas do encontro foram decididas coletivamente e cuidadosamente com o carinho que a Rede Municipal merece.

Sendo assim, o acompanhamento de vivências, experiências e reflexões técnicas, práticas e produção acadêmica dos gestores de educação impulsionam a equipe do SINESP a materializar a organização de um encontro teórico com a provocação: “SINESP Recebe Rede Autora”. Foram nessas organizações que a proposta se delineou, desde a elaboração do editorial de inscrição, leitura dos trabalhos, categorização das produções e desenho de como se daria a apresentação. O objetivo deste encontro era construir um espaço de troca para compreender as histórias e saberes dos gestores da Rede Municipal de São Paulo.

O grande dia iniciou com leveza e alegria. A chegada dos autores, seus familiares e amigos, revelariam a realização dos fazeres e fortalecimento da produção deste grupo. TARDIF (2014) nos conta que as pessoas significativas na família aparecem como uma fonte de influência importante para a identidade pessoal dos educadores e seu conhecimento. O autor afirma que saberes são vários, temporais e provenientes de diferentes fontes.“São plurais e heterogêneos, pois trazem à tona, no próprio exercício do trabalho, conhecimentos e manifestações do saber-fazer e do saber-ser bastante diversificado e provenientes de fontes variadas”.

Neste clima de trabalho, afeto e colaboração, com as palavras da diretoria do SINESP enfatizando a intenção do evento, iniciou-se a troca desses saberes no encontro. Em seguida, tive o privilégio de, como assessora do trabalho, ressaltar o significado desta iniciativa. Na condição de professora que defende a pesquisa engajada como uma ação de enfrentamento e superação aos desafios educacionais, destaquei a importância do exercício de autoria dos gestores, envolvendo o trabalho coletivo, sedimentando a experiência e a importância da publicação das práticas iluminadas pelas teorias.

Em virtude das próprias funções que exercem, os gestores ocupam uma posição essencial dentro dos sistemas de educação. Portanto, é importante que a equipe gestora descubra-se autora da própria prática e que possam, junto com seus pares, documentar os processos educativos da escola. Assim a equipe cria autonomia e se fortalece na organização das atividades do dia a dia da Unidade Escolar.

Todas as apresentações buscaram a valorização das especificidades do seu território com eixos importantes envolvendo a gestão democrática, a formação do professor e a consolidação do Projeto Político da Escola como documento que aponta as reflexões e sonhos do coletivo da escola. Os momentos de escuta e diálogo com as temáticas atuais contemplaram os parceiros coletivos pela valorização dos sujeitos da educação, respeito e valores na escola, o protagonismo estudantil, das demandas pautadas em decisões coletivas.

No segundo momento, pudemos nos aprofundar no olhar crítico e reflexivo para as relações étnico-raciais, enfrentando as vulnerabilidades sociais. O gestor precisa se potencializar e ter consciência que seu papel nasce da coletividade, do diálogo e da colaboração. E, como LARROSA (2002), que enfatiza o poder das palavras nesse processo transformador.
“creio no poder das palavras, na força das palavras, creio que fazemos coisas com as palavras e também que as palavras fazem coisas conosco. As palavras determinam nossos pensamentos porque não pensamos com pensamentos, não pensamos de acordo com uma suposta genialidade ou inteligência, mas a partir de nossas palavras. Pensar é dar sentido ao que somos e ao que nos acontece”.

Pelo diálogo, pela palavra, pela força do coletivo podemos acreditar que é possível pensar em processos transformadores. Assim foi o terceiro momento, envolvendo várias questões, mergulhamos em propostas que iluminam as formas coletivas, a identidade profissional e as diretrizes progressistas. A reflexão sobre nossos fazeres, permite um caminhar mais coletivo, fechando com a participação social na construção dos Planos do Educação.

Cada fala, uma descoberta, um ressignificar de uma prática. A explicitação de uma concepção, a prática de um jeito de fazer. Todos os participantes do encontro em quatro horas saborearam as reflexões, em clima de sincronicidade e uma sensação de complementariedade, profunda sintonia de pensamento humanizado, transformador e comprometido com a Escola Pública de qualidade. Essa sintonia fortalece a luta coletiva, em busca da construção da identidade e do respeito de ser educador em nosso país.

Com certeza, as portas abertas do SINESP para receber nossa rede autora, com um trabalho colaborativo, estão disponíveis para ouvir e considerar as problematizações feitas pelos nossos gestores pesquisadores. Essa ação fortaleceu a prática de quem lá estava presente e mais ainda, com a publicação deste documento pode levar nossas reflexões para outros espaços formativos, mostrando que não estamos sós na busca de uma escola pública transformadora e de qualidade.

RedeAutora Posters

Por Christian Sznick, Cris Ribeiro, Denise Aguiar e Rosana Capputi

 

“Quase nenhuma ação humana tem por sujeito um indivíduo isolado. O sujeito da ação é um grupo, um ‘Nós’, mesmo se a estrutura atual da sociedade, pelo fenômeno da reificação, tende a encobrir esse ‘Nós’ e a transformá-lo numa soma de várias individualidades distintas e fechadas umas às outras.” (Lucien Goldmann, 1947).

RedeAutora 5 

SINESP, fundado em 1992 por gestores educacionais da Rede Municipal de Ensino - RME, em defesa da carreira, sempre considerou que o concurso público para provimento de cargos é a garantia de democracia por ser fruto de avanço político e contra o clientelismo e o apadrinhamento. Esta luta, ainda que central, não é a única frente de atuação do SINESP, pois desde sua constituição temos por característica ser um Sindicato forte, plural, respeitado, que zela pela vida com qualidade para os seus filiados e que participa ativamente de todas as lutas que buscam a valorização do gestor e a defesa intransigente de uma Educação Pública de qualidade.

Temos ainda, no nosso escopo de atuação, o compromisso com a formação profissional e sindical da categoria, promovendo fóruns de debates. Mesmo porque, no dia a dia, os gestores enfrentam inúmeros desafios, o que requer habilidades e conhecimentos, reflexão crítica sobre a prática e decisões pautadas em valores éticos.

No que se refere ao papel formativo do SINESP junto aos seus filiados, destacamos o Artigo 1º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB nº 9.394/96 que afirma que a educação não se restringe ao espaço escolar, uma vez que “abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais”.

Neste sentido, participar das ações e reuniões do SINESP, por si só, já tem um caráter formativo, mas não nos atemos somente a este aspecto, uma vez que promovemos cursos presenciais e a distância, fóruns e congressos, cines-debate, clube de leitura, visitas culturais, dentre outros.

Nessas atividades é comum constatarmos que os gestores da Educação Pública carregam vastos conhecimentos e práticas educativas qualificadas que carecem de visibilidade e de partilha. Ademais, não raramente, deparamo-nos com o protagonismo e apoio desses educadores, que agregam outras perspectivas às lutas historicamente encampadas pelo SINESP, auxiliando-nos na discussão sobre políticas educacionais e de valorização da Escola Pública e de seus profissionais.

A história revela que no Brasil, especificamente no município de São Paulo, o avanço no campo educacional se deve, essencialmente, à luta de educadores, intelectuais, sindicatos e de vários movimentos sociais. Entretanto, reiteradamente, os gestores enfrentam situações complexas que os impulsionam a rever estratégias em busca da defesa de seus princípios, isto é, da Educação Pública de qualidade para todos, de melhores condições de trabalho e pela manutenção de direitos. Acreditamos que é fundamental mobilizar todos os conhecimentos possíveis em prol desses objetivos.

Segundo Marcolino e Mizukami, “o processo de narrar a própria experiência possibilita ao sujeito reconstruir sua trajetória e lhe oferece novos sentidos, estabelecendo uma relação dialética entre experiência e narrativa, mediada pelos processos reflexivos” (2008, p. 542) .

Logo, o processo de escrita e autoria realizado pelos gestores educacionais sobre sua atividade constitui-se em estratégia eficaz de formação continuada e como potência formativa, uma vez que a análise crítica do seu fazer profissional toma como uma de suas referências o exercício da capacidade reflexiva do gestor sobre seu próprio fazer e propõe que o aperfeiçoamento do profissional da educação seja concebido como um ato permanente.

A escrita como recurso formativo, especialmente quando faz do processo de formação continuada e de autoformação momento para valorizar o pensamento e a experiência profissional, estimula a autoria. Entretanto, destacamos que esse processo precisa estar situado em um contexto de ação e reflexão, voltado à socialização para que possa desencadear novas reflexões e atividades coletivas no espaço em que a prática de gestão educacional é produzida.

É a partir dessas convicções que nasce o projeto SINESP Recebe – Rede Autora que objetiva, entre outros, demonstrar o valor da autonomia e da autoria do gestor, considerado como um sujeito socio-histórico-cultural, construtor do processo educativo, evidenciando uma forma de recriar a escola com práticas pedagógicas inovadoras que puderam ser gestadas e experienciadas.

É uma proposta de escrita de textos teóricos, teórico-práticos e relatos de prática que visa a oportunizar a troca de experiências entre gestores, compartilhar experiências, fomentar o debate, evidenciar reflexões críticas e produções acadêmicas, do chão da escola à academia, a fim de fortalecer e empoderar a ação gestora democrática na RME.
A materialização do projeto...

RedeAutora 4

Instituímos uma comissão com membros da diretoria para elaborar o regulamento do evento e etapas do processo. O desafio seguinte foi pensar em como aproximar essa atividade da universidade sem abafar as experiências do chão da escola e valorizando a trajetória percorrida pelos gestores.

Definimos cronograma, modalidades de apresentação dos trabalhos, eixos temáticos a serem abordados (gestão educacional, currículo, diversidade e valorização do trabalhador), organização e estrutura dos escritos, ficha para revisão técnica dos artigos e formas de contato e aproximação com os autores participantes. Foi ainda proposto documentar e socializar a obra intelectual acolhida pela Comissão, por meio da publicação dos artigos na revista pedagógica digital do SINESP.

Faltava ainda, agregar um (a) professor (a) do meio acadêmico que nos auxiliasse na promoção do diálogo e interação com os (as) participantes no dia da apresentação. No entanto, deveria ser um (a) profissional que reunisse características específicas. Uma pessoa que, além de catedrática, conhecesse a RME/SP, o movimento sindical e que ainda tivesse em seu currículo experiência como Gestor (a) na Educação Pública. Foi assim, que chegamos ao nome da Profa. Dra. Emilia Maria Bezerra Cipriano Castro Sanches.

Apresentada nossa proposta e feito o convite, constatamos uma similaridade entre nosso projeto e os ideais da professora Dra. Emilia que, desde 2017, instituía em suas ações a publicação das pesquisas desenvolvidas junto ao Programa de Formação de Formadores - Mestrado Profissional, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, em diferentes frentes da escola básica, com a finalidade de conferir o estatuto de coautoria aos docentes, ex-orientandos e demais pesquisadores.

As etapas subsequentes foram sucessivas reuniões da comissão, divulgação do evento no site do sindicato, abertura e validação de inscrições, análise e devolutiva dos textos, entre outros. No tocante à classificação da produção escrita por eixos, vale relatar que compreendemos que as temáticas selecionadas - gestão educacional, currículo, diversidade e valorização do trabalhador - interagem entre si, por isso as categorizamos apenas para organização do trabalho.

No transitar desse caminho, encontramos no desconhecido um trabalho desafiador. Cada artigo lido representa um diálogo, um engajamento, uma resistência ou uma defesa em busca de maior atenção dos profissionais da educação, do poder público e da sociedade em geral em prol de uma educação pública de qualidade e justa para todos. Por isso, temos a certeza de que a leitura desses artigos servirá para estimular novos estudos e reflexões que contribuam para o avanço das políticas públicas educacionais e das práticas pedagógicas no nosso município.

Por Luiz Ghilardi

 

Os Dirigentes do SINESP estão sempre atuantes e atentos ao que diz respeito à educação e à escola pública. No âmbito da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, esse interesse se consolida em um trabalho forte junto aos Gestores Educacionais, base desse Sindicato: Diretores de Escola, Coordenadores Pedagógicos, Assistentes de Diretor, Supervisores Escolares e demais educadores que desempenham funções nos órgãos centrais da educação municipal. O SINESP Recebe Rede Autora abre espaço privilegiado para a exposição e valorização desse trabalho relevante para toda a sociedade!

RedeAutora 1

O fato de estarem na gestão das Unidades Educacionais e nos órgãos centrais coloca esses profissionais em condições de conhecerem profundamente a realidade em que atuam. Disso resulta muita responsabilidade na articulação da Gestão Democrática nas UEs e DREs e de Projetos Políticos Pedagógicos qualificados.

 

Lutas e excelência profissional

Sindicatos tradicionalmente tratam de discussões salariais, de carreira e de outras reivindicações relacionadas a direitos e condições de trabalho.

SINESP vai além com a certeza que a vivência e o dia a dia do Gestor Educacional ativo e aposentado trazem experiências riquíssimas, expressas em suas falas nas atividades sindicais. 

O Portal do SINESP reflete muitas boas experiências das Unidades Educacionais. Para ampliar e qualificar os registros feitos pelos Gestores Educacionais de ações em que estão à frente, a Diretoria do Sindicato criou o SINESP Recebe Rede Autora, um projeto inovador para ser contínuo e trazer o olhar do Gestor, sua atuação, vivência, estudo e reflexão.

O projeto também inova ao abrir um espaço de difusão das experiências da Rede Municipal de Educação pelos educadores que as articulam e coordenam com olhar atento e escuta fina para o chão de Escola.

CFCL - Centro de Formação, Cultura e Lazer do SINESP - nasceu com o propósito de ampliar os espaços de formação e de qualidade de vida dos Gestores Educacionais. Superou com louvor o desafio ao abrigar essa iniciativa pioneira no meio sindical, que vai além das cercanias da Prefeitura Municipal de São Paulo.

 

História de luta pela qualidade da educação e pela carreira

Os Educadores hoje aposentados trazem a experiência que tiveram numa Rede surgida em 1935 e ampliada em 1956 com o atual Ensino Fundamental.

As pioneiras de 1956 deixaram um enorme legado à Rede Municipal de Educação. Rede que se consolidou com a efetivação como Secretaria Municipal de Educação em 1975, já separada da Cultura, ampliada com o nível II (hoje professor de ensino fundamental II e Médio), e nos anos 2000 com a vinda dos Centros de Educação Infantil, que eram denominados de Creches Municipais e vinculados à então Secretaria Municipal de Assistência Social.

O primeiro concurso para Diretor de Escola foi realizado em 1975, fruto da luta dos primeiros Gestores Educacionais da Rede em defesa não apenas da carreira, mas de uma educação sem apadrinhamento, que atua, que tem protagonismo.

Desde 1992, o Gestor Educacional tem o SINESP como legítimo representante, um Sindicato que sempre foi além do óbvio,valorizando e divulgando o trabalho, a expertise e o protagonismo da categoria que, com grande frescor e vivacidade, refletiu nesse primeiro SINESP Recebe Rede Autora.

Ele foi a semente de outros que virão e trarão a união de conceitos acadêmicos e de práticas gestoras dentro do ambiente sindical, num novo espaço criado para que fique registrado o empenho daqueles que diariamente dedicam-se a suas comunidades e territórios que os pioneiros, em 1956 ou mesmo em 1935, resolveram desbravar.

Empenho que sintetiza o que para o SINESP é princípio fundamental: Defesa da Educação Pública de qualidade e da carreira do Magistério. 

 

Que venham muitos SINESP Recebe Rede Autora!

Promover a divulgação de práticas da Rede e valorizar o Gestor Educacional pelo seu papel essencial são ações de quem se preocupa de verdade com a educação pública e sabe que seus profissionais são fonte de dedicação e de qualidade. E a ausência de iniciativa do poder público torna essas ações ainda mais valorosas.

Que este primeiro SINESP Recebe Rede Autora seja fomentador e traga as muitas produções que existem em uma Rede que borbulha desde 1935, quando Mario de Andrade e Fernando de Azevedo deram início aos primeiros três Parques Infantis da Cidade. Desde que as Pioneiras de 1956 foram atrás de casas, garagens e outros espaços para colocar em funcionamento as primeiras salas de aula das nascentes Escolas Municipais. Desde o início dos anos 2000, com o início da vinda das Creches Municipais para a Educação. 

Rede Municipal de Educação em que Gestores Educacionais fazem parte da carreira do Magistério, cuja permanência na cidade de São Paulo e nos Planos Municipais e Nacionais de Educação é luta pioneira encampada pelo SINESP

A apresentação dos trabalhos dos Gestores Educacionais no SINESP Recebe Rede Autora, a qualidade, a abrangência e o alcance dos temas abordados e estudados só reforçam a importância dessa luta! 

RedeAutora 2