ESPAÇO INOVADOR NO MEIO SINDICAL AMPLIA SUA IMPORTÂNCIA NESSA SEGUNDA EDIÇÃO

Realizado no dia 23 de outubro no Auditório do CFCL-SINESP, com transmissão ao vivo pelos canais do Sindicato no Youtube e no Facebook, a segunda edição do SINESP Recebe Rede Autora reabriu espaço privilegiado para a exposição de práticas do cotidiano dos Gestores Educacionais da RME num formato que tem o mérito de proporcionar debate acadêmico, pedagógico, profissional, sindical e político ancorado na trabalho cotidiano de quem faz a Educação Pública Municipal!

Por Luiz Carlos Ghilardi - Presidente do SINESP

O SINESP nasceu de forma inteligente e necessária em 1992. Completa 30 anos em 2022 com um acúmulo de conhecimento que resulta em maturidade, discernimento e clareza para as necessidades da RME.

Esse amadurecimento vem do conhecimento profundo proporcionado por 12 anos de pesquisa para o Retrato da Rede, da organização democrática do Sindicato com eleição anual e encontros periódicos com seus Representantes dos Locais de Trabalho e Conselheiros, da proximidade com a categoria e dos debates com ela realizados ao longos dos 29 anos de vida do Sindicato nos Congressos, Fóruns e outros momentos formativos, de mobilização e luta.

Em 2019 o Sindicato inovou ao criar um espaço para captar e apresentar a toda a Rede Municipal de Ensino práticas do cotidiano dos seus Gestores Educacionais: o SINESP Recebe Rede Autora.

E propôs um formato que tem o mérito de viabilizar um debate acadêmico, pedagógico, profissional, sindical e político ancorado na prática cotidiana de quem faz a educação.

Reflexão acadêmica e prática de alto nível

Essa segunda edição destacou a importância de reunir profissionais de educação para discutir ideias e possibilidades de enfrentamento aos desafios educacionais presentes, sempre visando à melhoria da qualidade da educação.

A gestão das escolas da rede tem profissionais que desenvolvem trabalhos acadêmicos e relatos de experiências de altíssimo nível.

Com um diferencial fundamental em relação à própria academia: esses profissionais carregam consigo a prática e a imersão diárias na realidade sobre a qual refletem à luz de teorias clássicas e modernas.

O resultado é riquíssimo. Possibilita a integração entre a teoria e a prática. Entre a tradição da reflexão acadêmica com a experiência de quem está no chão da escola. E tem no SINESP Recebe Rede Autora um espaço privilegiado para ser divulgado.

A expectativa da Diretoria do Sindicato é que o conhecimento desses trabalhos e dessas reflexões por muitos profissionais da Rede levem a um desprendimento do habitual, a novas reflexões, hipóteses, conclusões e à necessária evolução da prática pedagógica e educacional.

As apresentações dos autores foram transmitidas ao vivo e estão disponíveis em vídeo no canal do SINESP no youtube: https://www.youtube.com/user/Sinesp1.

Os textos dos autores estão publicados nas páginas dessa Revista Pedagógica 2021 do SINESP para possibilitar que todos se apropriem dos conteúdos dos trabalhos dos seus colegas de profissão.

Boa leitura aos colegas da Gestão Educacional da RME.

 

0
0
0
s2sdefault

Revista Pedagógica - Download >>> Clique para baixar

Revista Rede Autora 2021 sinesp capa site

Ficha - clique para ampliar

Revista Rede Autora 2021 sinesp capa site

Vídeo: SINESP Recebe Rede Autora 2021

REDE AUTORA - SUMÁRIO